Divagações: Children of Men

Pensar em El Laberinto del Fauno (2006, Guilhermo del Toro ), Babel (2006, Alejandro González Iñárritu ) e Children of Men (2006, Alfons...


Pensar em El Laberinto del Fauno (2006, Guilhermo del Toro), Babel (2006, Alejandro González Iñárritu) e Children of Men (2006, Alfonso Cuarón) como uma trilogia é algo realmente interessante. Nela, passado, presente e futuro formam um retrato das relações humanas – e sem soprar as feridas.

Em Children of Men, a situação da humanidade não está nada promissora. Imigrantes de todas as partes do mundo são oprimidos numa Inglaterra suja e controladora que passa por um caos político. O cenário foi escolhido a dedo. O país é uma ilha, o que representa um isolamento físico do restante do continente e, também, uma certa distância de pensamento. No mundo real atual, a Inglaterra até faz parte da União Europeia, mas não aderiu ao Euro, por exemplo. Além disso, o país já foi administrado com mãos de ferro em mais de um momento histórico.

No retrato futurístico de Cuarón, a tecnologia está presente como pano de fundo, nunca sendo usada para impressionar, até mesmo porque trata-se de um futuro próximo. A história se passa em 2017 e a pessoa mais jovem do mundo tem 18 anos. Ou seja, não há mais crianças para serem o futuro. Justamente elas moveram a história em El Laberinto del Fauno e que ficaram isoladas em Babel, esperando os adultos resolverem a situação.

Mas, de certa forma, é uma criança que move Children of Men. Kee (Clare-Hope Ashitey) é uma jovem negra e imigrante que pode ser a primeira mãe em muitos anos – e seu filho precisa de proteção. E é incrível a quantidade de pessoas que sacrifica a própria vida para proteger esse bebê que pode representar uma cura para o mal da infertilidade ou, simplesmente, uma nova esperança de que a raça humana não acabará tão cedo assim – afinal, é uma menina!

O filme, embora não tenha muito compromisso em representar um futuro real (já que a premissa de uma infertilidade inexplicável é absurda em sus essência), traz um importante alerta não somente sobre o que a humanidade está fazendo com o planeta, cada vez mais poluído, mas também sobre o que a humanidade está fazendo com ela mesma ao ir perdendo sua pureza – exatamente o que acontece gradativamente ao longo dos três filmes.

Ainda há esperança?

RELACIONADOS

1 recados

  1. Interessante comparação entre os mexicanos. Os filmes são completamente distintos, cada um com sua peculiaridade. E crianças como mote.
    Children of Men foi um ótimo filme, pouco falado.
    Abraços!
    James
    http://moviehints.blogspot.com

    ResponderExcluir