Livros: Eastwood
2.5.11
Acho que não é segredo para ninguém que eu sou uma grande fã de Clint Eastwood (até o gato aqui em casa se chama Clint). Assim, quando resolvi comprar o livro do mês passado, A. Hepburn, aproveitei e encomendei Eastwood. Também publicado pela editora Taschen e parte da coleção Movie Icons, esse livro tem 192 páginas impressas em papel com laminação e reunidas em um volume com ótimo acabamento. É exatamente aquilo que todo fã adora: um material feito especialmente para quem curte.
Recheado com fotos selecionadas, o livro traz tanto imagens clássicas da carreira de Clint Eastwood quanto fotos menos conhecidas, inclusive dos bastidores de algumas produções menos conhecidas e exercícios de atuação. Além disso, as legendas são realmente informativas e há diversas citações interessantes do próprio Clint Eastwood e também sobre ele. A propósito, recomendo o livro para quem está estudando uma língua estrangeira, pois a edição que tenho traz textos em inglês, francês e alemão.
No caso de Eastwood existe a peculiaridade da extensa filmografia. Afinal, ele atuou em mais de 60 filmes e já dirigiu mais de 30. São quase 100 trabalhos para retratar! Convenhamos que é uma missão complicada. Assim, o livro está mais focado na carreira de Eastwood como ator, mencionando apenas seus principais trabalhos na direção. Isso não chega a ser exatamente um problema, pois quem compra um livro como esse quer ver justamente as fotos do ícone do cinema que admira.
O único problema maior do livro, no entanto, é que Clint Eastwood não para de trabalhar. Ao final, a impressão que fica é de um livro muito desatualizado, mesmo com a edição sendo de 2006. Desse tempo para cá, ele já dirigiu quatro filmes (e tem mais um a caminho), além de ter aparecido em Gran Torino, filme que marca sua aposentadoria da carreira de ator – pelo menos até ele mudar de ideia. Mas não me entendam mal: quero ver muitos filmes de Clint Eastwood pela frente! Só vou ter que precisar comprar um novo exemplar no futuro.
Assim como no caso de A. Hepburn, esse livro não é indicado para quem não conhece nada sobre Clint Eastwood. É uma obra para iniciados nesse universo amplo, embora ainda tenha a capacidade de surpreender e encantar. Afinal, não dizem por aí que uma imagem vale por mil palavras? Pois Eastwood está cheio de fotos que às vezes dizem até mais.
2 recados
Re, seus fãs perguntam: qual é o filme do Clint que vc mais curte?
ResponderExcluirDepende do meu humor.
ResponderExcluirHoje, Il buono, il brutto, il cattivo (como ator) e Flags of Our Fathers (como diretor), mas é bem variável...