Livros: Movies of the 90s

Já que o natal está chegando, vou falar de um presente que ganhei nessa data há alguns anos. Trata-se do livro Movies of the 90s , a pr...

Já que o natal está chegando, vou falar de um presente que ganhei nessa data há alguns anos. Trata-se do livro Movies of the 90s, a primeira obra da Taschen a aparecer nas minhas prateleiras (nem preciso dizer que me apaixonei). Infelizmente, a edição que eu tenho (em inglês) está esgotada, mas dá para se aventurar pelas traduções.

No total, o livro trata sobre 141 filmes, lançados entre 1991 e 2000. São 800 páginas com muitas fotos e informações interessantes, além de um bom sistema de índice. Confesso que passei ótimos momentos procurando a partir do nome de atores ou diretores!

Obviamente, em uma seleção como essa muita coisa acaba ficando de fora e essa vai ser a principal reclamação das pessoas a respeito do livro. Mesmo que o editor Jürgen Müller tenha se esforçado em trazer uma grande variedade, o foco ainda está no cinema de Hollywood e alguns diretores mais famosos acabaram sendo favorecidos. A pouca distância em relação ao período analisado, já que o livro foi lançado em 2001, também acabou prejudicando um pouco a seleção. Ainda assim, não dá para reclamar! Todos os filmes presentes, sem dúvida, foram relevantes durante a década e continuam tendo sua importância.

Outra questão que pode ser levantada é a preferência da Taschen por fotos. Os textos incluem uma curta sinopse, algumas frases dos filmes, algumas opiniões dos críticos e poucas curiosidades. Ainda assim, isso é mais que o suficiente para você relembrar com carinho dos filmes que já assistiu e ficar com vontade de ver os demais. Já quanto às imagens é impossível reclamar. O livro é bonito e bem impresso, trazendo fotografias marcantes e momentos incríveis registrados em cada uma de suas páginas. É aquele tipo de obra maravilhosa que fica linda na sua mesa de centro e ainda garante um ar intelectual. Afinal, é um livro enorme, do tipo que é difícil de segurar.

Para quem gosta do período, Movies of the 90s é uma leitura agradável e nostálgica, depois de iniciada, fica impossível parar. Já quem prefere outras épocas, pode correr atrás dos demais títulos da coleção: Movies of the 20s, Movies of the 30s, Movies of the 40s, Movies of the 50s, Movies of the 60s, Movies ofthe 70s e Movies of the 80s. Ou seja, tem para todos os gostos. A propósito, eu aceitaria qualquer um desses de presente!

Marcante.

RELACIONADOS

2 recados

  1. Adoro sua seção de livros sobre filmes, sempre com dicas interessantes!
    Um livro sobre cinema e feito ao modo de cinema, onde as imagens é que importam num livro de sétima arte... ;) E já que a edição original está esgotada,vou ter que me contentar mesmo com as traduções...

    Abraço! ;)

    ResponderExcluir
  2. fikdik para o amigo secreto da Rê o/

    ResponderExcluir