Guia Cinema de Novo de Férias: Guerra - Parte 01

Certa vez fui ao cinema e o moço da bilheteria me parou logo na entrada: “Mas você vai ver um filme de guerra sozinha?”. Eu respondi que si...

Certa vez fui ao cinema e o moço da bilheteria me parou logo na entrada: “Mas você vai ver um filme de guerra sozinha?”. Eu respondi que sim e ele pediu desculpas por ser intrometido, mas completou que achara estranho porque isso era ‘coisa de homem’.

Na verdade, os filmes de hoje muitas vezes trazem situações limite, que realmente têm mais apelo com o público masculino (assim como os filmes de ação). Ainda assim, há espaço para esforços heroicos, boas ações, romances e até uma diretora. 

Esse filme mostra a crueldade e o desespero de participar de uma guerra. É angustiante e eletrizante ao mesmo tempo, ainda que não explore aspectos mais amplos sobre o assunto (nem era o objetivo, de qualquer modo). Indicado para quem está pensando em se alistar.
  • Título em português: Falcão Negro em Perigo
  • Direção: Ridley Scott
  • Roteiro: Ken Nolan
  • Principais nomes do elenco: Josh Hartnett, Ewan McGregor, Tom Sizemore, Eric Bana
  • Sinopse: Soldados americanos participam de uma operação na Somália, mas acabam um uma luta desesperada contra civis altamente armados.
  • Duração: 152 minutos (versão estendida)

Sem pretensões de ser fiel aos fatos históricos, esse filme é ao mesmo cruel e divertido, nos fazendo rir sem parar quando não deveríamos estar fazendo isso – além de ser bastante interessante visual e musicalmente. Indicado para quem está aprendendo a falar italiano.

RELACIONADOS

2 recados

  1. Bastardos Inglórios é demais! Excelente indicação, Renata!

    ResponderExcluir
  2. É um raro filme de guerra com humor e muito sangue (geralmente são apenas muitos tiros).

    ResponderExcluir