Divagações: The Princess Diaries 2 - Royal Engagement

Para variar, antes de falar do filme propriamente dito vou contar uma historinha. Quando eu estava no colégio, era uma menina curiosa, so...

Para variar, antes de falar do filme propriamente dito vou contar uma historinha. Quando eu estava no colégio, era uma menina curiosa, sonhadora e romântica (olha só, que fofo). Um dia, uma amiga me emprestou um livro chamado O Diário da Princesa e eu achei muito legal. Claro que, a essa altura, eu já tinha lido histórias mais complexas e tinha conhecimento de mundo o suficiente para saber que aquilo era absurdo. Ainda assim, era muito legal! Já imaginou? Sua avó que você nem conhece aparece do nada e diz que você – a pessoa mais desastrada do mundo – é uma princesa! Então você começa a ter aulas de realeza, fica famosa e precisa lidar com doces problemas.

Pouco tempo depois, fui assistir ao filme The Princess Diaries. Ele não era exatamente fiel à história original, mas tinha uma trilha sonora legal (não me julguem por isso) e era um romance fofo. O tipo de filme que dá para assistir com a mãe ou as amigas. Quando saiu The Princess Diaries 2: Royal Engagement eu achei que tinha algo estranho com o trailer, descobri que não era baseado na continuação do livro (que eu não li porque minha amiga não comprou, mas achava que também deveria ser legal), acabei ficando decepcionada e não fui conferir. Ainda bem (ou não) que existe TV a cabo e tempo ocioso nesse mundo.

The Princess Diaries 2: Royal Engagement continua a história de Mia Thermopolis (Anne Hathaway) e sua avó, a rainha Clarisse Renaldi (Julie Andrews). Elas agora vivem em um reino europeu fictício chamado Genóvia. Nesse lugar, existe uma lei dizendo que uma rainha solteira não pode assumir o trono. Como sua avó pretende se aposentar, Mia precisa arrumar um marido rapidamente – e ela encontra o duque Andrew Jacoby (Callum Blue), extremamente atencioso e respeitável. O único problema nesse momento é a rivalidade com o segundo na linha de sucessão pela coroa, Nicholas Devereaux (Chris Pine), e seu ambicioso tio, o visconde Mabrey (John Rhys-Davies).

Sinceramente, o problema não é que a história seja previsível. O detalhe está no romance do filme anterior ser completamente ignorado e dos personagens terem perdido boa parte de suas personalidades. Mia ainda é desastrada e com um bom coração, mas agora ela se veste como sua avó, adora joias e dá pulos de alegria ao ganhar um closet cheio de sapatos! Sua melhor amiga Lilly Moscovitz (Heather Matarazzo) continua soltando frases engraçadonas, mas não é mais a menina engajada que costumava ser. Além disso, que menina romântica assumiria a missão de se casar em um mês sem chorar e espernear terrivelmente antes? Não é tão fácil assim encontrar o príncipe encantado e se apaixonar.

Além disso, The Princess Diaries 2: Royal Engagement tem uma limitação de cenários que o faz parecer uma série de televisão barata. A trilha sonora é misturada com músicas pop que simplesmente começam a tocar sem muita explicação. Por causa disso, em menos de 10 anos o filme já parece extremamente datado (imagino que isso aconteça com o primeiro também, mas não me sinto particularmente inclinada a conferir). Para completar, às vezes eu me perguntava como Julie Andrews aceitou fazer esse filme!

Embora The Princess Diaries 2: Royal Engagement mantenha seu apelo para meninas crescidinhas que ainda gostam de histórias de princesas, o filme perde seu foco com uma protagonista mais velha (Anne Hathaway já tinha 22 anos) e pelo pouco respeito pelo material original. Afinal, enquanto a série de livros teve nove continuações, todas bem-sucedidas (isso sem contar os dois “guias”), os filmes acabaram por aqui.

RELACIONADOS

0 recados