Livros: Name that Movie - 100 Illustrated Movie Puzzles
1.10.12
Depois de falar de livros mais técnicos aqui no blog, chegou a hora de ter momentos mais divertidos. Name that Movie: 100 Illustrated Movie Puzzles traz bem pouco texto e divertidos desenhos apenas com traço, impressos em preto e branco. Caso você pegue o livro na mão, talvez pense que já viu ilustrações melhores na vida, mas esqueça essas miudezas, pois o objetivo aqui não é esse.
Com seis ilustrações de cada obra, o designer e cinéfilo Paul Rodgers caracterizou 100 de seus filmes favoritos. O critério era bastante simples: filmes que ele considera bons, dando preferência para os clássicos e descartando os muito desconhecidos. Para completar, ele não quis retratar cenas famosas ou grandes estrelas, mas momentos especiais – aqueles que por alguma razão desconhecida ficam gravados na sua memória e trazem emoções a tona quando você decide rever aquele filme específico.
Dessa forma, já aviso que não é fácil acertar os desafios. É preciso ter assistido a muitos filmes, ter uma boa memória visual e uma sensibilidade parecida com a do autor (mais de uma vez, olhei a resposta, percebi que já tinha visto aquele filme e voltei para tentar lembrar daquelas cenas). Em compensação, algumas respostas estão simplesmente dadas.
Uma sugestão é olhar o livro com alguns amigos que também curtam cinema, reunindo mais cabeças pensantes, e deixando alguém responsável para olhar as respostas. Embora elas estejam organizadas em duas ordens (alfabética e de acordo com as páginas), os olhos sempre acabam escorregando e vemos aquilo que não gostaríamos, estragando sem querer a surpresa de outro desafio.
Publicado pela editora Chronicle Books, Name that Movie: 100 Illustrated Movie Puzzles, por enquanto, só está disponível em sua edição importada. Embora a linguagem das imagens seja (quase) universal e haja poucos textos, as soluções em inglês podem incomodar os apressadinhos. É um livro pequeno, comprido, de capa dura e com 224 páginas (com três ilustrações em cada uma).
Por mais que pareça um pouco caro e muito rápido de ler, o livro é divertido e pode ser um bom presente. É aquele tipo de coisa que você dificilmente compraria para você mesmo, mas adoraria ganhar (bom, eu falo por mim). Fica aqui a sugestão!
0 recados