Divagações: The Muppet Christmas Carol

A história todo mundo já conhece. Os personagens, idem. The Muppet Christmas Carol nada mais é que o clássico conto de Charles Dickens ...

A história todo mundo já conhece. Os personagens, idem. The Muppet Christmas Carol nada mais é que o clássico conto de Charles Dickens sendo ‘encenado’ pelos personagens – que estão razoavelmente bem contidos, embora coloquem um pouco de suas personalidades nas ‘atuações’.

É véspera de Natal, o que só aumenta o mau humor de Scrooge (Michael Caine), o avarento patrão de Bob Cratchit (Kermit the Frog/Steve Whitmire). Ele não gosta nem um pouco da data, mas tudo está prestes a mudar quando os fantasmas de seus antigos sócios, Jacob Marley (Jerry Nelson) e Robert Marley (Dave Goelz), anunciam a chegada de três espíritos. Tudo isso é narrado pelo próprio Charles Dickens (The Great Gonzo/Dave Goelz) e ainda conta com a presença de Miss Piggy, Fozzie Bear, Sam the Eagle e Animal (Frank Oz) como outros personagens da trama.

Obviamente, um pouco da graça se perde quando as dinâmicas e os dilemas usuais são trocados por uma história mais fechada e pré-estabelecida. Ao mesmo tempo, é muito divertido ver como as características únicas de cada boneco foram levadas para seus novos personagens. Miss Piggy, por exemplo, acaba com bem menos tempo em cena que o usual, mas sua Emily Cratchit é a mais cheia de personalidade que já se viu. Por sua vez, The Great Gonzo é o que mais tem suas maluquices suavizadas, embora sejam feitas diversas referências ao modo como as coisas deveriam ser.

A propósito, The Muppet Christmas Carol é tão fiel quanto possível à história original – tanto que os aspectos sombrios da narrativa são mencionados em mais de uma ocasião, resultando em tentativas de quebrar a quarta parede (uma característica típica dos filmes dos Muppets) e trazer um pouco mais de leveza. Contudo, o clima mais sóbrio que o habitual não deixa de favorecer o momento, já que esse é o primeiro projeto sem a presença de um dos criadores dos personagens, Jim Henson, morto dois anos antes.

Além disso, há a inserção de alguns números musicais, com mais ou menos sucesso. As minhas favoritas são a canção sobre o protagonista (“Scrooge”) e a dos fantasmas acorrentados (“Marley and Marley”). Se possível, dê preferência para a segunda versão do filme, que conta com uma música extra (“When Love is Gone”), cantada por Belle (Meredith Braun).

Claro que, ao contracenar seriamente com tantos bonecos, Michael Caine precisa enfrentar um desafio extra. Com um personagem sem um pingo de humor, ele precisa manter sua credibilidade frente a ratos vestidos de havaianos, além de se emocionar com um pequeno sapinho de feltro. Vamos combinar que o efeito nem sempre é o desejado, mas se trata de uma missão quase impossível.

Como um filme natalino, The Muppet Christmas Carol cumpre bem sem papel de nos fazer refletir sobre a importância da data. Ainda que seja obviamente voltado para um público cristão, o longa-metragem evita fazer referências diretas às origens do feriado, preferindo focar em seu significado geral, na importância da família, da confraternização e da generosidade para com o próximo.

Outras divagações:

RELACIONADOS

0 recados