Oscar 2015: Apresentação

Um prêmio glamoroso, relevante, bem organizado, moderno, bonito, com um sistema de votação independente e elaborado dentro de regras clar...

Um prêmio glamoroso, relevante, bem organizado, moderno, bonito, com um sistema de votação independente e elaborado dentro de regras claras. Um prêmio antiquado, machista, confuso, injusto, manipulável pela indústria, dependente de expectativas criadas pelo marketing e de resultados questionáveis. Essas duas definições são perfeitas para o Oscar.

Repleto de contradições, o troféu mais conhecido do mundo e o mais cobiçado do cinema será entregue no dia 22 de fevereiro. Até lá, o Cinema de Novo vai comentar as indicações, tentando observar não apenas a qualidade dos filmes (o que deveria ser o elemento principal), mas também outros aspectos que aproximam ou afastam um nome da estatueta.

Diferente do que foi feito em anos anteriores, esse especial não vai parar completamente o blog – mas quase. As resenhas continuarão a ser publicadas, mas com preferência para filmes que farão parte da cerimônia. Ainda assim, será um mês repleto de informações sobre o Oscar, já que as postagens seguem até o dia 20 de fevereiro.

Seguindo um modelo bastante similar ao do ano passado, algumas categorias – mas não todas – receberão postagens individuais para cada um dos indicados, explorando o perfil do filme e/ou do profissional.

Que comecem os palpites!

RELACIONADOS

0 recados