Especial Oscar 2016

Como já é tradicional no Cinema de Novo, fevereiro será um mês inteiramente dedicado ao Oscar ! Dessa vez, entretanto, o especial começa n...

Como já é tradicional no Cinema de Novo, fevereiro será um mês inteiramente dedicado ao Oscar! Dessa vez, entretanto, o especial começa na última semana de janeiro para dar tempo de falarmos sobre os principais indicados com calma – e sem deixarmos de postar regularmente as nossas resenhas.

Esse ano, a lista de indicados trouxe The Revenant como um claro favorito, afinal, não é qualquer um que consegue somar 12 indicações. Pelo jeito, Alejandro González Iñárritu vai se tornar figurinha carimbada nas premiações daqui para frente!

Na sequência vem o não exatamente favorito (ainda que muito aclamado) Mad Max: Fury Road, com 10 indicações. Será que a Academia está se rendendo para os gostos do público? Ou simplesmente precisamos admitir que o filme é bom mesmo, independentemente do fato de ser uma continuação e um longa-metragem de ação?

Também uma surpresa, The Martian conquistou sete indicações, enquanto os muito comentados Spotlight, Bridge of Spies e Carol ficaram com seis. O último, inclusive, acabou até ficando de fora da categoria principal! Já o queridinho das bilheterias Star Wars: The Force Awakens conseguiu cinco indicações.

E como não podia deixar de haver uma boa polêmica, Spike Lee, Jada Pinkett Smith e Will Smith anunciaram que pretendem boicotar a cerimônia pela falta de diversidade nas indicações (esse é o segundo ano consecutivo em que nenhum negro é indicado por atuação). O protesto chamou a atenção da mídia e motivou a presidente da Academia, Cheryl Boone Isaacs, a fazer um pronunciamento oficial.

“Enquanto nós celebramos essas extraordinárias conquistas [dos indicados], eu estou de coração partido e frustrada pela falta de inclusão. Essa é uma discussão difícil, mas importante, e já é tempo para grandes mudanças”, afirmou. Ela ainda garantiu que, nos últimos quatro anos, foram implementadas mudanças no quadro de votantes para garantir maior diversidade – mas a mudança em si não está ocorrendo na velocidade esperada.

Assim, em uma festa primordialmente branca – mas apresentada por Chris Rock – quem será que vai levar mais estatuetas douradas para casa? Até o dia 28 de fevereiro, só nos resta especular.

Sonhando!

RELACIONADOS

0 recados