Oscar 2017: Melhor Direção - Kenneth Lonergan (Manchester by the Sea)

Outra opção bastante viável para a Academia (caso os votantes optem por deixar La La Land um pouco de lado), Kenneth Lonergan não é um di...


Outra opção bastante viável para a Academia (caso os votantes optem por deixar La La Land um pouco de lado), Kenneth Lonergan não é um diretor dos mais badalados ou com uma grande produção. Ao mesmo tempo, ele é um profissional consistente e competente, que soube lidar com um elenco de grandes atores e tirar o melhor deles.

A seu lado, o diretor tem a vantagem do caráter mais autoral de seu trabalho e as duas indicações anteriores (ainda que fossem em categorias de roteiro). Contudo, ele carece de um número maior de prêmios que validem a confiança dos votantes da Academia.

Razões para ganhar: É um trabalho que merece destaque e Manchester by the Sea é um dos filmes mais respeitados do ano. Seus longas-metragens anteriores foram bastantes aclamados e essa é uma boa chance da Academia mostrar que estava prestando atenção – com um respeitável voto de confiança.

Razões para perder: Ainda que o filme leve vantagem nas categorias de atuação, a concorrência está pesando com mais força por aqui. Infelizmente, o diretor ainda não tem um nome forte o suficiente em Hollywood (nessa categoria) para garantir aquela sensação de merecimento que os demais já possuem.

Indicações anteriores: Melhor Roteiro Original por You Can Count on Me, Melhor Roteiro Original por Gangs of New York

Esse filme rendeu prêmios em (a lista inclui prêmios de roteiro e direção, indiscriminadamente): AACTA International Awards, Alliance of Women Film Journalists, Atlanta Film Critics Society Awards, Boston Online Film Critics Association, Boston Society of Film Critics Awards, Broadcast Film Critics Association Awards, Capri, Chicago Film Critics Association Awards, Dallas-Fort Worth Film Critics Association Awards, Gijón International Film Festival, Hollywood Film Awards, Indiana Film Journalists Association, Indiewire Critics' Poll, Kansas City Film Critics Circle Awards, London Critics Circle Film Awards, National Board of Review, National Society of Film Critics Awards, New York Film Critics Circle Awards, Oklahoma Film Critics Circle Awards, San Francisco Film Critics Circle, Satellite Awards, Southeastern Film Critics Association Awards, Toronto Film Critics Association Awards, Vancouver Film Critics Circle, Village Voice Film Poll

Próximos trabalhos: Não há filmes confirmados até o momento

Anterior: Melhor Direção - Denis Villeneuve (Arrival)
Próximo: Melhor Direção - Mel Gibson (Hacksaw Ridge)

Leia a resenha de Manchester by the Sea no Cinema de Novo!

RELACIONADOS

0 recados