Divagações: G.I. Joe - Retaliation

Assim como boa parte das pessoas, eu não fui ao cinema ver G.I. Joe: The Rise of Cobra – e nem me interessei em locar ou comprar o DVD. ...

Assim como boa parte das pessoas, eu não fui ao cinema ver G.I. Joe: The Rise of Cobra – e nem me interessei em locar ou comprar o DVD. Na verdade, minha ignorância com relação à série vai além: nunca brinquei com esses bonequinhos e nem sabia que eles tinham nomes específicos! Ainda assim, fiquei curiosa pela decisão do estúdio em investir na continuação.

Antes que algum fã mais exaltado me crucifique pelo parágrafo acima, preciso dizer uma coisa: o 3D de G.I. Joe: Retaliation filme é muito bom! Praticamente todas as cenas deixam em evidência a diferença de planos, a legenda é adaptada para não prejudicar a percepção e acabei reagindo sem querer em umas três ocasiões quando personagens tentaram atingir meu olho com uma espada ou alguma outra arma pontuda. As cenas de ação também usam bem o efeito, garantindo a diversão descomprometida de quem simplesmente curte o cinema em três dimensões (o que não é pecado, certo?).

Ou seja, G.I. Joe: Retaliation pode ser divertido! No começo, é um pouco complicado lidar com essa grande quantidade de personagens desconhecidos e que não foram devidamente explicados (uma menção rápida não é o suficiente!). Contudo, no decorrer do filme é possível acompanhar as trajetórias de cada um deles sem problemas. Até porque a história principal é bastante simples.

Em mais uma crise com armas nucleares no Irã, o presidente dos Estados Unidos (Jonathan Pryce) manda sua equipe de elite – os G.I. Joes – para roubar ogivas. Tudo dá certo, mas a equipe toda acaba sabotada e apenas três soldados sobrevivem: Flint (o inexpressivo D.J. Cotrona), Jaye (Adrianne Palicki, com um cabelo mutante) e Roadblock (Dwayne Johnson, que salva o filme em muitos momentos). Juntos, eles tentam sobreviver, fazer justiça e, ao mesmo tempo, vingar a morte de seu líder Duke (Channing Tatum).

Paralelamente, um monte de personagens estranhos vai se envolvendo na história. Storm Shadow (Byung-hun Lee) e Firefly (Ray Stevenson) tentam soltar o vilão Cobra Commander (Luke Bracey) de uma prisão em 'subsolo internacional', enquanto Snake Eyes (Ray Park) treina em parceria com a jovem Jinx (Elodie Yung). Isso sem contar a participação especial de Bruce Willis.

Sempre com a perspectiva de que o mundo pode explodir após uma bizarra reunião de líderes mundiais muito suscetíveis, a tensão não chega a se desenvolver direito, pois possui um ar cômico e não há a possibilidade real da equipe dos sonhos venha a falhar. Ainda assim, há divertidas cenas típicas do gênero, como contagens regressivas ameaçadoras, perseguições em múltiplos meios de transporte e brigas corpo a corpo – ainda que as pessoas tenham armas de fogo ou espadas, elas sempre preferem partir para os socos e pontapés.

Como G.I. Joe: Retaliation assume desde o princípio que é repleto de clichês, o que poderia ser ridículo se torna divertido. O filme sabe que é muito absurdo e exagerado, não pedindo para ser levado a sério – vejam bem, tudo surgiu a partir de um brinquedo, afinal. Fica claro que muitas cenas foram criadas apenas para mostrar as possibilidades da tecnologia e dar uma alegria ao público. Sinceramente, não posso culpar os produtores por isso e espero que as pessoas que pagarem caro para ver esse filme em uma sala 3D saiam de lá felizes.

RELACIONADOS

0 recados