Divagações: Due Date

Já aconteceu com você de estar sem nada para fazer em um domingo? Aconteceu comigo no final de semana passado. Então, resolvi almoçar no sh...

Já aconteceu com você de estar sem nada para fazer em um domingo? Aconteceu comigo no final de semana passado. Então, resolvi almoçar no shopping e passear um pouco. Como sempre, peguei a programação do cinema e, então, descobri que Due Date estava em um horário promocional. Entrei na fila e garanti meu ingresso. Como ir ao cinema no Brasil não deixa de ser um passatempo um pouco caro, esse filme não constava na minha lista de “preciso ver imediatamente”, mas valeu o preço do ingresso e foi muito melhor que qualquer programação televisiva dominical (o que não é muito difícil).

Due Date é uma comédia de Todd Phillips que se aproveita da recém adquirida popularidade de Zach Galifianakis como um cara esquisitão (vocês lembram dele em The Hangover, certo?) e, também, da fama de Robert Downey Jr. como um bonitão sexy sério honesto e responsável (Iron Man rendendo trabalho). Essa é uma descrição básica dos personagens de ambos, chamados Ethan Tremblay/Chase e Peter Highman, respectivamente.

A história do filme também não representa uma criatividade absurda por parte de seus idealizadores. Peter Highman é um arquiteto importante que está prestes a ter seu primeiro filho. Já Ethan Tremblay/Chase é um ator que quer ir para Hollywood e administra um site chamado It’s Raining Two and a Half Men (ele tem um nome artístico, o que explica os dois sobrenomes). Os dois se encontram no aeroporto, têm suas bagagens trocadas acidentalmente, entram no mesmo avião, discutem, são expulsos do avião e vão parar na lista de impedidos de voar do governo americano. Sem seus documentos (a bagagem ficou no avião), Highman acaba aceitando a carona de Ethan Tremblay para casa e óbvio que faltam poucos dias para o parto de sua esposa Sarah (Michelle Monaghan). A viagem é uma incrível sucessão de situações constrangedoras, mancadas, paisagens e conversas absurdas. Para animar, também há um cachorro, vendedores de maconha, policiais mexicanos, cinzas em uma lata de café e um amigo (Jamie Foxx) que pode ser o verdadeiro pai do bebê de Sarah.

Nesse ponto você deveria tentar me bater porque devo ter estragado metade da graça do filme. Pois é, não nego. O melhor de Due Date é ver sem compromisso, sem saber muito sobre o filme, sem esperar muita coisa. É programa de domingo da melhor qualidade. Tão bom que pode funcionar em qualquer dia da semana. Até vale o ingresso de dia mais caros, mas não espere por nada muito inteligente ou incrível. O filme é de um humor esperto e bem intercalado, não cansando em nenhum momento e resultando em entretenimento de primeira linha. É o tipo de filme que você pode levar pipoca, latinha de refrigerante e amigos barulhentos para a sala de cinema sem prejuízo (eu, pessoalmente, evito essas coisas quando realmente quero ver o filme, embora um chocolate seja sempre bem-vindo).

Ou seja, Due Date é legal, um road movie muito bem executado, inclusive com um pouco de ação, e com ótimos atores se divertindo em seus papéis. Robert Downey Jr. e Zach Galifianakis dão a impressão de que topariam fazer tudo de novo, trabalhando até no domingo se fosse preciso.

A propósito, não estraguei totalmente a diversão do filme. O final é ótimo!

RELACIONADOS

0 recados