Divagações: Something Borrowed

Sabe quando você percebe que faz muito tempo que não assiste a um determinado gênero de filme? Eu, por exemplo, não vejo terror já faz algum...

Sabe quando você percebe que faz muito tempo que não assiste a um determinado gênero de filme? Eu, por exemplo, não vejo terror já faz algumas eras. Nesse caso, é porque acho difícil encontrar algo que me interesse (e, principalmente, que me assuste de verdade). Como nunca foi um dos meus gêneros favoritos, não sinto falta – ei, eu não disse que não acho o terror importante, ok? De qualquer modo, ultimamente estou em uma fase “menininha” e senti que precisava de uma comédia romântica para curtir um pouco esse momento. Desde Eat Pray Love eu não assistia nada assim e, como acabei bastante decepcionada com o filme, tinha certo receio de me irritar além da conta com os clichês.

Portanto, fui ver Something Borrowed com expectativas bem baixas, o que é bom porque fica mais difícil se decepcionar com o filme. Não que não seja impossível, já que saí da sala de cinema ligeiramente indignada com algumas das situações que vi na tela. Ainda assim, o filme é leve o suficiente para você o esquecer depois de alguns minutos.

Rachel (Ginnifer Goodwin) e Darcy (Kate Hudson) são melhores amigas desde sempre. Mesmo tendo personalidades bastante distintas, as duas se dão bem e se completam. Rachel é mais quieta e tímida, uma advogada que está tentando se dar bem na vida. Já Darcy tem uma personalidade expansiva e adora chamar a atenção, principalmente às vésperas de seu casamento com o bonitão (e ex-colega de faculdade da amiga), Dex (Colin Egglesfield). Nos finais de semana, Darcy costuma ir em uma casa de praia onde reúne uma galera que inclui outro amigo de infância, Ethan (John Krasinski), uma maluca maníaca por ele chamada Claire (Ashley Williams) e um amigo de seu noivo, Marcus (Steve Howey). Todos são muito felizes e animados até que a harmonia é ameaçada quando Rachel revela sem querer para Dex que gostava dele nos tempos de faculdade. As consequências desse segredo são perturbadoras para os dois, não somente porque sentimentos guardados começam a aflorar, mas por causa das personalidades extremamente passivas de ambos.

Assim, o que incomoda no filme não é somente o fato de Kate Hudson estar interpretando abertamente a amiga vadia (de novo), mas da protagonista ser uma amiga vadia disfarçada de mocinha! Na verdade, as questões morais devem ser postas de lado enquanto se assiste a Something Borrowed – mas podemos dar um desconto por eles serem americanos e acharem mais natural ir para a cama com um desconhecido que dizer “eu te amo”. Além disso, o filme tinha duas opções de final previsível e, definitivamente, foi escolhida a pior (provavelmente a outra opção ficaria muito forçada se não fosse trabalhada melhor).

De qualquer modo – e colocando meus exageros a parte –, o filme ainda é uma comédia romântica inofensiva. A protagonista é a moreninha bonitinha de quem todo mundo gosta, mas que era um pouco deslocada nos tempos de faculdade. Dá para ver sem susto e, se possível, recomendo que você perca algumas cenas agarrando a pessoa que você arrastar para o cinema. Afinal, para que servem as comédias românticas se não para namorar ou chorar pelo amor perdido?

RELACIONADOS

2 recados

  1. Ah, fiquei entusiasmado para conferir! Mas vou esperar o lançamento em DVD mesmo, rs

    Abs,
    osmeuscigarros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Esperar o DVD realmente é uma boa opção, Alan! Outra, é aproveitar as sessões promocionais do cinema. Aqui em Curitiba, eu paguei R$3,50 para ver o filme.

    ResponderExcluir