Divagações: The Big Lebowski

Quando se trata dos irmãos Coen ( Joel e Ethan , gente!), um dos filmes mais lembrados é The Big Lebowski . Já se passaram mais de 13 anos ...

Quando se trata dos irmãos Coen (Joel e Ethan, gente!), um dos filmes mais lembrados é The Big Lebowski. Já se passaram mais de 13 anos desde a primeira aparição do filme em um festival, mas ele poderia tranquilamente ser lançamento. Com uma temática – e até um figurino – atemporal, essa história continua sendo engraçada e cativa cada vez mais admiradores. Além de ser uma bela porta de entrada para se compreender o humor dos dois irmãos (poxa, não é fácil cair de cara em A Serious Man).

Claro que o filme também é referência em outro tópico: Jeff Bridges! Ele interpreta Jeffrey Lebowski, um cara que detesta seu próprio nome e, portanto, assumiu o apelido de The Dude. Ele não tem muito dinheiro, mas curte seu estilo de vida preguiçoso sem muita culpa e com estilo. Sua principal ocupação é jogar boliche. No momento em que a história se passa, inclusive, ele disputa um campeonato ao lado de seu amigo Walter Sobchak (John Goodman), um sujeito meio inconveniente e respeitador dos sábados. A tiracolo, a dupla ainda conta com o palpiteiro Theodore Donald 'Donny' Kerabatsos (Steve Buscemi).

A princípio, não dá para acreditar que uma grande aventura possa acometer esses personagens tão acomodados, mas o tapete do Dude é puxado (literalmente). Para tentar reaver o objeto, ele se vê cara a cara com um xará bem-sucedido, o Jeffrey Lebowski que também atende pelo apelido de The Big Lebowski (David Huddleston). O caso é que a mulher do ricaço, Bunny Lebowski (Tara Reid), só arruma problemas. Além de criar dívidas pela cidade toda, ela conseguiu ser sequestrada e a grana alta começou a rolar. Assumindo a função de negociador, o Dude até poderia ter se dado bem se não fossem as trapaças do “destino”. Inclusive, ele até conseguiu como aliada a filha de seu xará, Maude Lebowski (Julianne Moore).

A graça do filme está justamente na maneira como as situações vão sendo desenroladas (ou justamente o oposto). Os problemas enfrentados, afinal, são coisas sérias, pois há um sequestro acontecendo e muito dinheiro em jogo. Ainda assim, temos personalidades contrastantes jogadas em um mesmo balaio e tentando tirar algum sentido da vida. Ou não! Esse é você. Os personagens de The Big Lebowski, afinal, não fazem a menor questão de saber a razão das coisas.

Ainda bem que nosso protagonista não está sozinho nessa missão de ser um cara esquisitão. Todos os personagens entram no clima, inclusive o assistente do milionário interpretado por Philip Seymour Hoffman – embora ninguém chegue aos pés da artista conceitual de Julianne Moore. A própria trama é um conjunto de ações atrapalhadas e desencontradas, provocadas por uma falta de comunicação sem precedentes. Abençoada seja uma vida com e-mail e celular – ou não, as coisas eram mais divertidas antigamente.

Falando nisso, quem se importa com uma comunicação bem feita? A mãe de Tara Reid contou para ela que viu Jeff Bridges na televisão dizendo que haveria uma continuação. A atriz ficou tão feliz que não demorou a anunciar que em breve estaria filmando The Big Lebowski 2. Riram tanto dela por isso que Tara resolveu se juntar ao diretor e roteirista Christopher Farah e o resultado foi o vídeo a seguir.

Estilo de vida Lebowski.

RELACIONADOS

1 recados