Livros: Cinema - O Mundo em Movimento

História sempre foi uma das minhas matérias preferidas no colégio. Assim, quando estava no Ensino Médio e pensava em fazer vestibular par...

História sempre foi uma das minhas matérias preferidas no colégio. Assim, quando estava no Ensino Médio e pensava em fazer vestibular para Cinema, escolhi o livro Cinema - O Mundo em Movimento, da coleção História em Aberto, para ajudar nos meus estudos. Na verdade, o vestibular específico recomendava O que é Cinema, de Jean-Claude Bernardet, mas o título estava sumido das livrarias. Ainda assim, deu para tirar uma boa nota na prova!

Publicado pela Editora Scipione em 1995, o livro não chega a estar desatualizado, pois faz um panorama básico sobre a história do cinema e suas técnicas. Dá para aprender sobre Georges Méliès, Sergei Eisenstein, neorrealismo italiano, expressionismo alemão e outros aspectos que estiveram presentes nessa história que tem pouco mais de um século. O autor é Inácio Araujo, crítico de cinema da Folha de São Paulo e autor de outros livros, como Hitchcock, o Mestre do Medo e Casa de Meninas, da Coleção Aplauso (aliás, eu também tenho esse!). Ele também tem um blog sobre cinema, para conhecer clique aqui.

O livro aborda também definições de arte e cinema, além de explicar como funciona todo o processo de produção, detalhando funções como roteirista, produtor, diretor, diretor de fotografia e editor. Outro aspecto interessante é a questão dos movimentos de câmera. Ou seja, ele traz um pouco de tudo sobre o assunto tratado. Justamente por isso, não adianta esperar por muita profundidade.

O material tem pouco mais de 100 páginas e procura ser o mais didático possível, inclusive dialogando diretamente com o leitor. O texto é bem fácil de entender e evita termos muito técnicos. Assim, é uma ótima opção para quem deseja começar a aprender sobre como funciona o cinema, seja tecnicamente ou em termos de ‘indústria cinematográfica’, e sua história. Em uma época onde as referências estão sendo cada vez mais valorizadas, isso é essencial.

Assim, Cinema - O Mundo em Movimento é um ótimo ponto de partida. É leve e gostoso de ler, sem traumatizar com academicismos e jargões. Também é bom para quem procura definições simples (citando um exemplo pessoal, acabei tirando o livro da estante justamente para o meu TCC da pós-graduação, onde abordei revistas de jornalismo cinematográfico). Eu adoraria, aliás, que fosse feita uma coleção inteira no mesmo estilo desse livro, cada uma abordando um momento histórico do cinema, a produção de um país, aspectos da produção (roteiro, montagem, iluminação) e diretores importantes. Não seria um sonho?

RELACIONADOS

1 recados

  1. Oi Renata.

    De repente vc mesmo pode dar essa contribuição, não acha?? Li esse livro e tive as mesmas impressões que vc e adorei afinal pra que nnão tem muito conhecimento de cinema ele ajuda muito, não acha??
    Estou montando um Blog sobre Cinema de Animação e Educação Escolar.

    Um abraço.

    ResponderExcluir