Livros: Lendo as Imagens do Cinema

Escrito por dois professores universitários franceses – Michel Marie e Laurent Jullier –, Lendo as Imagens do Cinema possui pesadas 2...


Escrito por dois professores universitários franceses – Michel Marie e Laurent Jullier –, Lendo as Imagens do Cinema possui pesadas 288 páginas, impressas em um papel de qualidade pela editora Senac São Paulo. Repleto de pequenas imagens e um conteúdo mais técnico, esse não é o tipo de livro sobre cinema que se vê todo dia. Explico: infelizmente, a maior parte dos livros bonitos não traz muito conteúdo; enquanto os livros com informações mais sérias e/ou relevantes tendem a ser em um preto e branco sem graça.

De qualquer modo, esse é um livro mais técnico, que precisa ser colorido e bem tratado visualmente, pois trata primordialmente de imagens. Além disso, não é preciso se assustar com o texto porque a obra não é exclusivamente direcionada para acadêmicos. Originalmente chamado Lire les Images de Cinéma, o livro começa com uma explicação de termos técnicos que serão relevantes para as análises de cenas que virão a seguir. Assim, caso o leitor tenha alguma dúvida, basta voltar para o começo e esclarecer a questão.

Por estar em sua primeira edição em português, o livro tem pequenos problemas de tradução (especialmente com relação a nomes sendo traduzidos diretamente do francês) e algumas ‘distrações’ na diagramação que, no geral, é muito competente e eficiente. Isso é facilmente perdoável, principalmente quando a edição tem como bônus a análise de dois importantes filmes nacionais: Deus e o Diabo na Terra do Sol e Cidade de Deus.

Essas análises presentes no livro não são resenhas, mas observações detalhadas de algumas sequências – feitas praticamente quadro a quadro. Pode até ser cansativo ou dar um pouco de sono (confesso que ler o livro depois do almoço, por exemplo, não é uma boa ideia), mas é bom manter a atenção e ficar atento a como a construção do significado não está somente no roteiro e na atuação, mas também na iluminação, na posição e movimentação da câmera, na montagem e em outros elementos que podem facilmente passar despercebidos.

Indicado para quem gostaria de conhecer a sétima arte mais a fundo, Lendo as Imagens do Cinema é um livro que abre portas para novos conceitos. É o tipo de livro que dá orgulho de ler e ter na prateleira para consultar sempre que necessário.

RELACIONADOS

0 recados