Livros: The Godfather - The Official Motion Picture Archives

Considerado por muitos como o melhor filme já feito, The Godfather surgiu a partir da obra de um escritor que até então não tinha feito ...


Considerado por muitos como o melhor filme já feito, The Godfather surgiu a partir da obra de um escritor que até então não tinha feito nada de relevante e do trabalho de um inexperiente diretor com apenas 31 anos. Não há como negar que Mario Puzo e Francis Ford Coppola formaram uma ótima dupla – que continuou afinada nos dois filmes que se seguiram.

Consciente da trilogia, mas dando verdadeiro destaque para o primeiro filme, The Godfather: The Official Motion Picture Archives traz muitas imagens e materiais extras, como a reproduções de cartas, materiais usados durante as filmagens e pôsteres. Sem dúvida, é um material primoroso para os fãs do filme.

Embora tenha apenas 96 páginas, não se trata de um livro pequeno. A gramatura das páginas é bem respeitável, os materiais extras produzem um volume razoável e as medidas não são modestas: oficialmente, o livro possui 28,96 x 25,15 cm e pesa 1,32 kg. Confesso que não chequei essas informações, mas acredito que sejam verdadeiras.

Infelizmente, o autor Peter Cowie não parece ter aproveitado muito bem o espaço para os textos.  The Godfather: The Official Motion Picture Archives traz informações fáceis de encontrar e muito básicas para quem já tenha visto ao menos os extras dos DVDs. Ele dá breves descrições da personalidade e da história dos personagens principais, resume a carreira dos atores e explica um pouco sobre elementos da produção como o desenvolvimento do roteiro, a iluminação, a busca por locações e a escolha do elenco. Obviamente, há curiosidades e informações relevantes, mas nada é aprofundado.

O destaque, dessa forma, é inteiramente voltado para as reproduções, embora a origem desses materiais e sua utilidade na época das filmagens não fiquem exatamente claras no decorrer do livro. Particularmente, acredito que o apelo inicial provocado pelo título não resiste a uma folheada mais atenta. Há obras bem mais completas e interessantes disponíveis pelas livrarias (ou até em sebos, caso você tenha sorte).

The Godfather - The Official Motion Picture Archives tem seus méritos para quem está iniciando sua admiração por esses filmes. É uma fonte confiável e repleta de imagens bonitas, mas fica aquém do esperado quando o assunto é um conteúdo único e original.

RELACIONADOS

0 recados