Livros: The Hugo Movie Companion - A Behind the Scenes Look at How a Beloved Book Became a Major Motion Picture

Desde que fui ao cinema assistir Hugo , eu me apaixonei completamente pela história, pelos personagens e pelo trabalho de todos os envolv...


Desde que fui ao cinema assistir Hugo, eu me apaixonei completamente pela história, pelos personagens e pelo trabalho de todos os envolvidos. Assim que pude, coloquei as mãos em um belo exemplar de The Invention of Hugo Cabret e também adorei o trabalho do escritor Brian Selznick

Dessa forma, também não consegui resistir a um belo volume de capa dura escrito pelo próprio Selznick e intitulado The Hugo Movie Companion - A Behind the Scenes Look at How a Beloved Book Became a Major Motion Picture (isso sim é um título comprido).

Com 256 páginas repletas de fotografias e informações, o livro foi publicado pela Scholastic Press em novembro de 2011, aproveitando o lançamento do filme dirigido por Martin Scorsese. A diagramação lembra o livro original, mas como a impressão é colorida, o visual se torna mais leve e parecido com o filme – é praticamente um híbrido entre os dois meios.

Inclusive, a primeira impressão que tive é de que o conteúdo lembra um extra de DVD. Cada capítulo apresenta um aspecto, começando com o próprio livro e seu processo de produção, passando pela iniciativa em transformar a obra em filme, os profissionais envolvidos, o elenco, toda a equipe criativa e terminando em um relato detalhado sobre uma cena específica, não por acaso, o final do filme.

Dessa forma, The Hugo Movie Companion contém muitas entrevistas e relatos pessoais, lembrando um documentário de bastidores. No entanto, ao invés do olhar de um cineasta, temos o de um escritor e não há nenhum momento de estranheza quanto a isso. Os textos são curtos e bem organizados, a linguagem é fácil e tudo flui muito naturalmente. Brian Selznick demonstra muito respeito pela adaptação, além de uma clara admiração pela equipe envolvida no filme.

Uma curiosidade é que o autor tem um grau de parentesco com o lendário produtor David O. Selznick, que faleceu um ano antes do nascimento de Brian. Dessa forma, esse envolvimento com o cinema começou na infância e o orgulho de, de certo modo, fazer parte desse mundo sempre o envolveu. Como se não bastasse, David aparece em algumas entrevistas, sendo citado como um exemplo e uma inspiração.

E é esse tipo de coisa que torna The Hugo Movie Companion um livro mágico. Cada pessoa que tem sua história relatada possui uma origem diferente e caminhos diversos levaram todos até aquele momento, formando a parceria que resultou em Hugo. Você também se sentiria muito feliz se pudesse estar envolvido em uma obra tão bonita. Eles, com certeza, estavam!

RELACIONADOS

0 recados