Divagações: Rush

Hoje em dia, falar de Fórmula 1 no Brasil é apenas evocar um fraco eco da popularidade do automobilismo nos anos 1970 a 1990. Com grandes...

Hoje em dia, falar de Fórmula 1 no Brasil é apenas evocar um fraco eco da popularidade do automobilismo nos anos 1970 a 1990. Com grandes nomes nacionais do esporte, como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna, houve poucos garotos – e até mesmo garotas –, que cresceram nessa época sem ter ligado a televisão domingo de manhã para ver os motores roncando e os pilotos zunindo pelo asfalto de todo o mundo.

Rush se propõe, então, a ser uma viagem nostálgica pela glamorosa era de ouro da Fórmula 1, onde a atuação individual do piloto fazia muito mais diferença e a morte era uma sombra constante a cada volta. O filme resgata um sentimento e um fator humano, que parece ter se perdido um pouco nessa era de tecnologia e impessoalidade, ao contar a história real de uma das maiores rivalidades que já existiu na competição.

Passada no início dos anos 1970, a produção acompanha a crescente competição entre Niki Lauda (Daniel Brühl) e James Hunt (Chris Hemsworth), dois pilotos que saem das categorias de base do automobilismo para tentar a sorte na Fórmula 1. Enquanto Hunt é um playboy impulsivo e agressivo, Lauda é um sujeito calculista e, às vezes, até mesmo arrogante. Essa diferença entre os dois se torna uma grande rivalidade, levando ambos a colocaram suas vidas em jogo para conquistar o campeonato mundial.

Logo de cara, já senti algumas similaridades entre o filme e The Damned United, que, por sinal, é assinado pelo mesmo roteirista de Rush, Peter Morgan. Ambos os filmes, que se passam no mesmo período histórico, têm ritmos bem parecidos e uma maneira similar de apresentar a narrativa, focando mais no lado humano do que no esporte em si, o que pode decepcionar quem foi aos cinemas esperando mais ênfase nas corridas do que nos personagens.

Porém, não é como se o filme pecasse ao mostrar o automobilismo da época. Pelo contrário, senti um grande esforço para colocar nas telas toda a tensão das corridas de modo mais fiel possível à realidade. O filme faz valer um orçamento bem maior do que o planejado inicialmente na produção, o que, de certa forma, é um alento para quem quer uma pitada a mais de ação.

O grande mérito está na caracterização e nas atuações. O filme trabalha muito bem a relação de ódio, inveja, rivalidade e um estranho respeito presente na relação de Hunt e Lauda. Chris Hemsworth mostra que não é apenas um rostinho bonito para os filmes de super herói e trabalha muito bem, apesar do papel não exigir tanta carga dramática quanto poderia. Já Daniel Brühl, apesar de não ser tão famoso nas Américas, mostra-se um ótimo ator, entregando um personagem muito crível e de fácil empatia, apesar dos seus defeitos.

Ainda que não signifique muito para uma geração mais nova, Rush funciona muito bem para quem tem noção da magia e do glamour que a Fórmula 1 representava. Mesmo que não apresente nenhuma grande novidade e seja em alguns momentos um pouco corrido, este é um filme que merece muito ser visto, mesmo para aqueles sem uma especial afinidade com carros ou corridas. Afinal, Rush conta com um excelente trabalho técnico e boas atuações.  Assim, para quem não tinha nenhuma expectativa, o filme se mostrou uma ótima e sólida surpresa, destacando-se em uma maré de estreias dispensáveis e sem muito conteúdo.


Texto: Vinicius Ricardo Tomal
Edição: Renata Bossle

RELACIONADOS

2 recados

  1. Adorei o texto! =) Quero ver o filme ainda esse final de semana, pra acabar logo com a expectativa! hahaha

    ResponderExcluir
  2. Assista, sim, Fran!

    Algo me diz que você vai gostar, mas não tanto quanto de um filme ESTRELADO pelo Kimi (suponho que um filme sobre ele seria polêmico demais).

    ResponderExcluir