Livros: Marx Bros.

Dessa vez, a coleção Movie Icons da Taschen não falou de apenas uma pessoa, mas de quatro (ou seriam cinco? Ou, talvez, três?). Com o a...

Dessa vez, a coleção Movie Icons da Taschen não falou de apenas uma pessoa, mas de quatro (ou seriam cinco? Ou, talvez, três?). Com o apoio do empresário Milton ‘Gummo’ Marx, seus quatro irmãos Leonard ‘Chico’ Marx, Adolph ‘Harpo’ Marx (que posteriormente mudou o próprio nome para Arthur), Julius Henry ‘Groucho’ Marx e Herbert Manfred ‘Zeppo’ Marx (que acabou saindo do grupo) conquistaram muitos risos em cinemas pelo mundo – tornando-se verdadeiros ícones do cinema.

O livrinho Marx Bros., como é de praxe nessa coleção, não perde tempo com os momentos ruins, as brigas e as crises. Ele traz uma introdução que explica como foi a carreira dos irmãos, diferencia as personalidades, fala dos principais títulos e termina por aí. Depois, prepare-se para uma belíssima coleção de fotos com apenas alguns dados a mais sobre os companheiros de cena mais comuns, além de citações breves dos irmãos ou de colegas.

Como é de se esperar, a maior parte das imagens em Marx Bros. está em preto e branco, mas também há reproduções de pôsteres coloridos. Ao final, também é possível encontrar uma breve cronologia, uma filmografia completa e a bibliografia. Para quem quer mais informações ou já está familiarizado com os filmes, talvez a melhor opção seja olhar esse final e escolher outro livro, já que esse é realmente bem básico.

Vale observar que os volumes da Movie Icons sempre vem em três línguas. No caso das edições em espanhol, italiano e português, a tradução foi feita de acordo com a língua europeia, então, prepare-se para algumas diferenças de vocabulário e acentuação (nada muito drástico), além de mudanças nos títulos dos filmes, o que pode dar um pouco mais de trabalho.

Com 192 páginas, Marx Bros. foi escrito por Douglas Keesey com edição de Paul Duncan, que às vezes também é creditado como o autor do livro. É uma boa opção para colocar na mesa de centro, mas talvez não impressione muito quem nasceu após 1960 e teve pouco contato com o humor dos irmãos. Também é uma ideia interessante para quem quer começar a ver os filmes e precisa de uma introdução bem básica sobre o assunto.

Outras divagações:

RELACIONADOS

0 recados