Divagações: While We're Young

Enquanto muita gente se reconforta com a noção de que 'os 30 são os novos 20' ou 'os 40 são os novos 30' e por aí vai, há ...

Enquanto muita gente se reconforta com a noção de que 'os 30 são os novos 20' ou 'os 40 são os novos 30' e por aí vai, há quem gostaria de viver sua idade real e, também, quem busca por 'os 40 são os novos 20'. A sensação de que ainda há muito a se conquistar e de que o sucesso já deveria ter sido alcançado na juventude traz uma pressão indesejada, ainda mais quando ela é somada a outras 'conquistas' cobradas pela sociedade, como formar uma família.

Até o momento, muitos filmes abordaram a adolescência tardia, explorando – frequentemente de forma cômica – uma geração que recusa o amadurecimento e que deseja aproveitar sua saúde e seu auge físico sem responsabilidades e por mais tempo. Ainda que tenha seu lado humorístico, While We're Young traz o aspecto agridoce disso tudo. É a vontade de ter filhos surgindo após os limites biológicos, a latente possibilidade de sempre recomeçar, a cobrança pessoal pelo sucesso tornando-se sinônimo de fracasso, a liberdade que não se quer perder versus a liberdade que você não admite que já foi perdida.

Josh (Ben Stiller) e Cornelia (Naomi Watts) são um casal aparentemente feliz. Ele teve um início de carreira promissor como documentarista, mas está há dez anos tentando terminar seu segundo filme e vive dando aula para turmas sonolentas. Ela trabalha para seu próprio pai, o também documentarista Leslie Breitbart (Charles Grodin), e tem a sensação de que as pessoas a diminuem por isso. Eles gostam da vida que levam, mas têm dificuldades em negar que estão reagindo mal ao fato de que seus melhores amigos (Maria Dizzia e Adam Horovitz) acabaram de ter um filho e estão felizes com a paternidade.

Mas há uma reviravolta quando eles conhecem Jamie (Adam Driver) e Darby (Amanda Seyfried), um casal na 'faixa dos 20 e poucos anos' e que apresenta todo um novo estilo de vida. Eles andam de bicicleta, têm animais dentro de casa, valorizam discos de vinil e, embora estejam sempre conectados, ainda leem livros e se contentam em não saber ao invés de sempre buscar a resposta no Google. Ela é independente e vende sorvetes artesanais para um supermercado. Ele, coincidentemente, é um jovem aspirante a documentarista.

Josh: For the first time in my life I've stopped thinking of myself as a child imitating an adult.
Cornelia: You feel that way too?

Ainda assim, as pequenas coisas passam a gerar atritos ainda maiores. A renovação por meio do convívio com o casal mais jovem, com o tempo, se transforma em uma jornada de redescobrimento e de amadurecimento. E a idealização da juventude também vem com sua própria carga de decepções.

Com um disfarce de leveza e absurdo, While We're Young é um relato delicado e sincero que só um cineasta com a sensibilidade de Noah Baumbach poderia trazer à tona. A produção traz sua própria definição a respeito de uma geração que assumiu suas brigas, mas que também evitou outras tantas. Os protagonistas se transformam por meio de um novo conflito de gerações, passam a enfrentar seus temores e lidar com suas falhas.

Mas, enquanto Josh e Cornelia exorcizam seus demônios, resta saber como será redenção para Jamie e Darby. Os reais dilemas dessa geração podem demorar algumas décadas para ficarem evidentes, mas espero que isso aconteça enquanto ainda somos jovens.

Outras divagações:
Frances Ha

RELACIONADOS

0 recados