Bastante similares às biografias, os filmes que selecionei como ‘históricos’ ou ‘de época’ têm mais interesse no período que na fidelidade absoluta. Embora eu tenha colocado algumas biografias aqui, acredito que o compromisso principal do filme não está em relatar todos os personagens exatamente como eles eram, mas em interpretar os acontecimentos.
Sinceramente, há perdas e ganhos nesse tipo de abordagem e nem todos os filmes de hoje se enquadram exatamente no que eu disse acima. Ou seja, é muito complicada essa história de dividir por gêneros!
Uma história da década de 1980 trouxe consequências que ninguém quis encarar mais de 20 anos depois. Com um elenco tarimbado, o filme levanta questões importantes, embora não traga muitas respostas. Indicado para quem quer argumentos de todos os tipos.
- Título em português: Jogos do Poder
- Direção: Mike Nichols
- Roteiro: Aaron Sorkin
- Principais nomes do elenco: Tom Hanks, Julia Roberts, Amy Adams, Philip Seymour Hoffman
- Sinopse: Um drama baseado em negociações secretas de um congressista texano, que procura ajudar rebeldes afegãos na guerra contra a União Soviética.
- Duração: 102 minutos
O filme é um pouco longo e exige que você esteja interessado pelo assunto. Ainda assim, é interessante conhecer melhor o protagonista e os diversos personagens, hoje políticos conhecidos, que o cercam. Indicado para aqueles que têm a camiseta da boina.
- Título em português: Che
- Direção: Steven Soderbergh
- Roteiro: Peter Buchman
- Principais nomes do elenco: Benicio Del Toro, Rodrigo Santoro, Demián Bichir, Julia Ormond
- Sinopse: Em 1956, Ernesto 'Che' Guevara (Benicio Del Toro) e alguns cubanos exilados organizam uma guerrilha para derrubar um ditador.
- Duração: 134 minutos
Dois filmes de grande valia. Até Renata...
ResponderExcluir