Divagações: Star Wars Episode V - The Empire Strikes Back

A aventura continua! Conforme prometido, está no ar a segunda resenha sobre Star Wars. Comentarei o terceiro episódio da trilogia original n...

A aventura continua! Conforme prometido, está no ar a segunda resenha sobre Star Wars. Comentarei o terceiro episódio da trilogia original na sexta-feira, enquanto a nova trilogia será abordada na próxima semana. Os detalhes sobre porque optei por essa ordem ao invés da numérica estão na postagem anterior. Para ler, clique aqui.

E agora, voltando à programação normal. Bem, o público já conhecia os personagens principais – Luke Skywalker (Mark Hamill), Princess Leia (Carrie Fisher) e Han Solo (Harrison Ford, o galã) – e está com uma curiosidade imensa a respeito do andamento do romance, já que nada foi definido no filme anterior, e também quer saber mais sobre o Lord Darth Vader, com sua máscara e roupa preta.

Se é isso que o público quer, é isso que o público tem! Nesse novo filme, Darth Vader desenvolve uma estranha necessidade de se encontrar com Luke Skywalker. Ao mesmo tempo, Han Solo entra em conflito sobre sua antiga vida de aventureiro sem compromissos versus a perspectiva de lutar por uma causa (contra o Império que tanto detesta) ao lado da mulher amada – e que parece finalmente querer corresponder. Na dúvida, ele se atrapalha e acaba sendo alvo de uma armação que quer atrair Luke direto para as mãos de Darth Vader (David Prowse).

Calma! O lado dos bonzinhos não está totalmente desprotegido. Ben (ou Obi-Wan) Kenobi (Alec Guinness), o antigo mentor de Luke, aparece em visões que o direcionam até Yoda (voz de Frank Oz), um antigo e poderoso mestre jedi que está pronto para treinar Luke nessa arte-filosofia-profissão-religião, transformando-o de menino curioso e bem-intencionado em um homem poderoso e capaz de salvar a galáxia do lado negro da Força.

Assim, mesmo sendo o filme “do meio” da trilogia – o que sempre é um problema, já que tende a ficar com início e fim pouco definido – a produção consegue prender a atenção. Ela segue as fórmulas vistas anteriormente ao contar menos do que parece ter a informar, dando um pouco de informação e atiçando ainda mais a curiosidade. É em Star Wars: Episode V - The Empire Strikes Back que realmente surge para o público toda a imensidão que os filmes de Star Wars podem possuir, ampliando o universo e abrindo espaço para uma multidão de fãs ansiosos por qualquer informação. Até o sabão em pó que deixa as roupas de Leia tão brancas poderia ser fruto de adoração por aqueles que foram imensamente cativados pela história.

Mesmo assim, a diversão continua simples para os descomprometidos, permitindo um público mais amplo. Nesse ponto, Star Wars não sobrevive apenas dos fãs, mas também – e em grande parte – daqueles que vão ao cinema, compram um pacote de pipoca e querem aproveitar uma história interessante e engraçada. Isso Star Wars: Episode V - The Empire Strikes Back tem de sobra. Além de ter uma grande revelação que garante que todo mundo vá assistir ao episódio final (então não perca a próxima resenha)!


Outras divagações:

RELACIONADOS

0 recados