Divagações: As Aventuras de Agamenon - O Repórter

Tenho para mim que os melhores veículos para a comédia são a televisão e o teatro. Não me levem a mal, ela fica ótima no cinema, mas é qu...

Tenho para mim que os melhores veículos para a comédia são a televisão e o teatro. Não me levem a mal, ela fica ótima no cinema, mas é que há uma certa distância em relação ao público. Na televisão, é possível experimentar mais e aprimorar as técnicas a cada programa. Já no teatro, o público pode responder de maneira imediata e um bom artista deve saber improvisar para conseguir seus objetivos. Ainda assim, a grande experiência em um desses meios ou nos dois faz com que a comédia levada ao cinema seja não só eficiente, mas ótima.

As Aventuras de Agamenon - O Repórter, por exemplo, parece uma versão estendida de um episódio de Casseta & Planeta Urgente. No bom sentido, claro. Afinal, antes de virar uma mera paródia das novelas da própria emissora, o programa fazia humor com crítica política e social, sabendo rir de si mesmo e do país.

Aliás, rir de si mesmo é algo que fazem diversas das personalidades presentes no filme. E elas não são poucas: Pedro Bial, Ruy Castro, Paulo Coelho, Susana Vieira, Caetano Veloso, Nelson Motta, Jô Soares e até Fernando Henrique Cardoso. Todos participam com bom humor da piada sobre suas imagens públicas e homenageiam o personagem principal do longa, Agamenon Mendes Pedreira (Marcelo Adnet e Hubert), que já é conhecido por escrever uma coluna no jornal O Globo a mais de 20 anos e por dois livros, Ajuda-te a Mim Mesmo e O Homem e o Minto. A propósito, o humor nos veículos impressos merece mais espaço!

No filme, acompanhamos a vida desse jornalista, incluindo o romance com sua esposa Isaura Melo Pinto (Luana Piovani); as amizades com figuras proeminentes da música, como Tom Gilberto (Cláudio Tovar); o caso amoroso com Eva Braun (Guilhermina Guinle); o relacionamento com o médico psicoproctologista e confidente Dr. Jacintho Leite Aquino Rêgo (Marcelo Madureira); e diversas entrevistas realizadas pelo mundo afora com personalidades marcantes.

O humor cheio de referências históricas e populares não deve ofender ninguém, embora chegue bem perto da linha em alguns trechos. Ainda assim, não há restrições visíveis em nome do ‘politicamente correto’. Aliás, Marcelo Adnet fez a sessão em que eu estava cair na gargalhada com uma paródia de sucessos do funk um tanto mal educada. Ou seja, há piadas para quase todos (as crianças pequenas, obviamente, não fazem parte do público-alvo).

Narrado através de uma estética de documentário, As Aventuras de Agamenon - O Repórter se aproxima ainda mais do programa de televisão, com montagens e interferências inusitadas. Felizmente, o orçamento final de seis milhões de reais permitiu maiores investimentos em efeitos visuais e cenários, deixando para trás o humor involuntário de bonecos com perucas sendo jogados pela janela. O objetivo de tanto investimento, de acordo com o produtor Flávio Ramos Tambellini, é alcançar um bom sucesso nas bilheterias durante o verão, já que o filme deve estrear em seis de janeiro.

Assim, 2012 deve começar bem para Hubert e Marcelo Madureira (os roteiristas do filme), que prometem voltar para a televisão com Casseta & Planeta Vai Fundo, programa que terá 13 episódios em sua primeira temporada. Espero que o humor desse novo projeto tenha a mesma qualidade desse filme!


Crédito da imagem: Davi de Almeida

RELACIONADOS

1 recados

  1. Não gosto muito de quando a linguagem típica da TV é usada no cinema, a maioria dos logas produzidos pela Globo filmes são uma prova de que isso não dá certo, mas gera lucro... apesar disso estou curioso para assistir este filme e sua resenha me motivou ainda mais a conferi-lo. parabéns pelo post!

    http://sublimeirrealidade.blogspot.com/2011/12/um-lugar-qualquer.html

    ResponderExcluir