Oscar 2013: Argo

O primeiro dos indicados a estrear no Brasil também recebeu alguns narizes tortos. É verdade, Ben Affleck conseguiu muitos papéis como ato...

O primeiro dos indicados a estrear no Brasil também recebeu alguns narizes tortos. É verdade, Ben Affleck conseguiu muitos papéis como ator só por ser bonitão, alguns ainda se lembram do romance dele com Jennifer Lopez e existe certo preconceito com ele assumindo a cadeira de diretor – mesmo depois que The Town mostrou sua competência. 

Argo 
  • Sinopse: Uma dramatização é utilizada em 1980 pela CIA e pelo serviço secreto canadense para resgatar seis estadunidenses que estão escondidos durante uma revolução no Irã.
  • Estreia no Brasil: 09 de novembro de 2012.
  • Duração: 120 minutos.
  • Leia aqui a resenha do Cinema de Novo! 

Melhor Filme 
  • Produtores: Grant Heslov, Ben Affleck e George Clooney.
  • Embora tenha muitos elementos que poderiam garantir uma boa imagem do filme com os votantes, esse parece ser apenas um voto de confiança para Ben Affleck. Como ele não recebeu uma indicação para Melhor Direção (e nem para Melhor Ator), pode-se imaginar que existe um pé atrás com relação a sua nova fase cinematográfica. Se ele continuar apresentando bons resultados, no entanto, em breve mais uma estatueta dourada deve ir para a lareira (ele já recebeu o prêmio em sua estreia, pelo roteiro de Good Will Hunting). 

Melhor Ator Coadjuvante: Alan Arkin 

Melhor Roteiro Adaptado: Chris Terrio
  • Em seu primeiro longa-metragem, Chris Terrio deve estar pulando de alegria simplesmente por ter recebido uma indicação. Todos os seus concorrentes também receberam indicações na categoria principal e a disputa está bem dividida. Ou seja, ainda existe esperança! 

Melhor Edição: William Goldenberg
  • A presença de Argo nessa categoria é um indicativo de que o filme foi realmente considerado bom pelos votantes. William Goldenberg também foi indicado por Zero Dark Thirty, porém, ele deve estar acostumado a não levar o prêmio para casa – seu trabalho foi lembrado, mas não premiado, em The Insider e Seabiscuit. Talvez essa seja uma boa categoria para valorizar Argo e um profissional de talento ao mesmo tempo. 

Melhor Trilha Sonora Original: Alexandre Desplat
  • Alexandre Desplat trabalha muito! Embora essa seja sua única indicação desse ano, ele também fez a trilha sonora de Moonrise Kingdom, De rouille et d'os e Zero Dark Thirty. Além disso, é figurinha praticamente certa na cerimônia desde 2007. Talvez esse não seja seu trabalho mais brilhante, mas o conjunto da obra já está merecendo um prêmio. 

  • Certa vez, ouvi um crítico de cinema dizer na televisão que filmes barulhentos tendem a ganhar nas categorias de som do Oscar. Se isso tiver alguma validade, Argo até tem chances por aqui. No entanto, Les Misérables é um concorrente forte, pois a mixagem foi um fator essencial para o bom resultado do filme (vamos falar sobre isso depois!). 

Melhor Edição de Som: Erik Aadahl e Ethan Van der Ryn
  • Aqui já está um pouco mais difícil apontar quem é o mais barulhento. Além disso, todos os concorrentes têm méritos próprios, restando saber o que a Academia quer valorizar. Infelizmente, esse é o tipo de categoria que serva mais para fazer número ou lembrar algum filme que estava sendo ignorado. Será que Argo vai precisar torcer por isso?


Filme anterior: Anna Karenina

RELACIONADOS

0 recados