Oscar 2013: Anna Karenina

O filme de hoje é daqueles que não estão concorrendo na categoria principal, mas poderiam estar. A proposta é interessante, o estúdio inves...

O filme de hoje é daqueles que não estão concorrendo na categoria principal, mas poderiam estar. A proposta é interessante, o estúdio investiu bastante dinheiro, o diretor é talentoso e o elenco tem bons nomes. Como ainda não vi, não sei o que pode ter acontecido de errado, mas gosto muito dessa história pesada, triste e um tanto fora de moda. 

  • Sinopse: Na Rússia do século XIX, em meio à alta-sociedade, a aristocrata Anna Karenina (Keira Knightley) vive um caso amoroso com o influente conde Vronsky (Aaron Taylor-Johnson), um romance que pode mudar a sua vida.
  • Estreia no Brasil: 15 de fevereiro de 2013.
  • Duração: 129 minutos. 

Melhor Fotografia: Seamus McGarvey 
  • Essencial para o bom funcionamento de um filme, a iluminação é uma das principais responsáveis por criar o clima da cena e permitir que ela funcione. Seamus McGarvey já foi indicado anteriormente por seu trabalho Atonement e, agora, entrou mais uma vez nas graças da Academia. No entanto, o filme está concorrendo com grandes nomes e não deve ter muitas chances de vitória. Ainda assim, é um reconhecimento importante. 

Melhor Design: Sarah Greenwood e Katie Spencer 
  • Como o filme se passa na Rússia e no século XIX, o trabalho fica concentrado em criar cenários majestosos e críveis. Sempre trabalhando em dupla, Sarah Greenwood e Katie Spencer estão na quarta indicação ao Oscar e já mereceriam o prêmio pelo conjunto da obra. Elas são especializadas em visuais de época, com experiência tanto em climas bucólicos quanto em caoticamente urbanos. Há uma chance delas ganharem, mas a concorrência está forte. 

Melhor Figurino: Jacqueline Durran 
  • Vestidões pesados têm grande apelo com a Academia nessa categoria e Jacqueline Durran caprichou no que levou para as telas (isso sem contar os maravilhosos modelitos masculinos). Parceira de Sarah Greenwood e Katie Spencer, ela está em sua terceira indicação e ainda não levou e tem dois concorrentes fortes nos figurinos de Les Misérables e Lincoln. 

Melhor Trilha Sonora Original: Dario Marianelli
  • Dario Marianelli já levou para casa um Oscar por Atonement (essa equipe é unida!), mas deve ter encontrado um grande desafio com os bailes e momentos emocionalmente grandiosos de Anna Karenina. Particularmente, eu me surpreendi com essa indicação e não vejo a hora de conferir o resultado final!


Filme anterior: Amour
Próximo filme: Argo

RELACIONADOS

1 recados

  1. Também achei que o filme viria com força para entrar nas categorias principais, mas pelo visto... Enfim, quero muito ver também!

    ResponderExcluir