As melhores arrecadações dos últimos dias nos EUA renderam a seguinte lista:
3. Invictus
4. New Moon
6. Brothers
7. 2012
8. Old Dogs
9. Armored
10. Ninja Assassin
11. Up in the air
12. Planet 51
13. Everybody’s Fine
17. The Road
18. An Education
19. Couples Retreat
20. A Single Man
Para ver a lista cheia de detalhes, clique aqui.
Desses 20 filmes, seis já estão em cartaz no Brasil (The Princess and the Frog, New Moon, A Christmas Carol, 2012, Planet 51 e Fantastic Mr. Fox), um chegará ainda em dezembro (Couples Retreat), três apareceram nas telonas em janeiro (Invictus, Everybody’s Fine e Precious), oito só chegarão aqui em fevereiro (Brothers, Old Dogs, Armored, Ninja Assassin, Up in the air, The Road, An Education e A Single Man), por fim, dois não têm previsão de estréia (The Blind Side e The Boondock Saints II).
Essa profusão de filmes em fevereiro me fez pensar sobre como é o padrão de exibição brasileiro. Em novembro, dezembro, janeiro e julho há uma dominância de filmes infantis e blockbusters cheios de barulhos e explosões (não totalidade, deixando isso claro). Em fevereiro e março surgem os filmes premiados ou que foram reconhecidos internacionalmente. Nos meses restantes, um ou outro lançamento relevante.
O que isso significa? Bom, que vale a pena segurar um pouco a grana em janeiro para investir no mês seguinte. Sinceramente, eu preferiria um equilíbrio maior e bons filmes o ano todo, mas a indústria tem sua lógica (e eu estou relutando em escrever a palavra Oscar aqui porque a premiação tem perdido força, mas não prestígio).
Comentários
Postar um comentário