Das weisse Band se passa alguns anos antes da I Guerra Mundial, em uma pequena vila no norte da Alemanha. Nesse lugar, um estranho ritual foi realizado com as crianças e o mistério está em saber quem provocou isso.
Esse é um filme que merece atenção. Foi vencedor da Palma de Ouro em Cannes e é um dos favoritos para o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar.
Estreia nos EUA: 01/01
Estreia no Brasil: o filme já deu uma passadinha no festival do Rio de Janeiro, mas dificilmente irá chegar às salas comerciais.
Título em inglês: The White Ribbon
Título em português: A Fita Branca (?)
Diretor: Michael Haneke
País: Áustria, Alemanha, França e Itália
Quando uma sociedade está doente? Quando suas crianças estão doentes. Com tomadas de câmera quase voyeuristas, um BBB em preto e branco, um ritmo lento que aumenta o tom de realidade, A Fita Branca expõe o caldo de cultura que levou ao nazismo. A célula da sociedade alemã estava cancerosa, pois a disciplina superava o afeto, a rigidez cruel na educação dos filhos começava a condicionar as crianças para os desatinos que viriam a seguir, silenciosamente, sob a sombra da virtude. O pequeno povoado começa a observar uma série de atos cruéis e o responsável é quem menos se espera. O exemplo educa melhor do que qualquer discurso. Palma de Ouro para Hanecke.
ResponderExcluir