Os personagens mais oprimidos (e inspiradores) na história do cinema – Parte 3

Na penúltima parte da lista publicada pela Empire , confira mais dois personagens que sofreram nas telonas: Spartacus Spartacus (1960) ...

Na penúltima parte da lista publicada pela Empire, confira mais dois personagens que sofreram nas telonas:


Spartacus
Spartacus (1960)

Porque ele é miserável: Bem, pra começar, ele é um escravo na Líbia – chicoteado por ajudar um senhor de idade, é sentenciado a morte por inanição depois de tentar revidar. Então, ele é recrutado como gladiador e tem que escapar de um homem que o quer matar como um exemplo quase que imediatamente. Depois de um breve sucesso como gladiador, Spartacus tem a ideia de se rebelar para ter a mulher que ama e lidera um levante de escravos contra a poderosa Roma. Inevitavelmente, o plano dá errado e ele é crucificado.

Porque ele é inspirador: Spartacus, como Han Solo, claramente não quer ouvir o que deu errado. Um bando de ex-escravos não teria a menor chance contra a melhor força de batalha do mundo antigo, mas isso não impede que Sparty (como gostaríamos de chamá-lo) tenha diversas vitórias contra as legiões e inspire seus homens de maneira que muitos queiram morrer por ele.


Napoleon Dynamite

Porque ele é tão miserável: Bem, ele é um adolescente feio que ainda é ruivo, crespo, desajeitado, sem talento, mal vestido e com um pouco de mau hálito. Ele mora com a avó (não é legal) obsecada com coisas estranhas como “legres” (metade leão, metade tigre e seu animal favorito) e que constantemente falha em dizer a coisa certa.

Porque ele é inspirador: Ele permanece inteiramente cego às suas próprias falhas, projetando uma estranha aura de autoconfiança que de alguma forma previne que as pessoas sintam pena dele. E então há a dança: depois de ensinar a si mesmo alguns movimentos ritmados de uma fita, ele usa sua louca habilidade para inspirar toda a escola a votar em Pedro. Tem uma lição aí em algum lugar – nós apenas não sabemos bem qual é.


Reparam que os dois filmes têm o nome dos protagonistas? Coincidências da vida de sofredores...

RELACIONADOS

0 recados