Oscar 2016: Melhor Roteiro Original - Pete Docter, Meg LeFauve, Josh Cooley, Ronnie Del Carmen (Inside Out)

Não é incomum ver animações concorrendo nas categorias de roteiro. Ao mesmo tempo, elas dificilmente têm tantas chances quanto Inside Out. Eu não diria que Pete Docter, Meg LeFauve, Josh Cooley e Ronnie Del Carmen são os grandes favoritos desse ano, mas eles estão quase lá – e é impossível negar sua importância na disputa desse ano.

Cheguei a ler o texto (além de ver o filme) e me surpreendi pensando em como ele é tecnicamente perfeito, seguindo todas as regrinhas de Hollywood sobre como se deve contar uma história. A questão é: isso é realmente um ponto positivo?

Razões para ganhar: É uma história refrescante e única, ainda mais em um contexto tão repleto de repetições, remakes e sequências, que não se pode deixar passar. Para completar, trata-se de uma equipe sempre competente e que costuma entregar bons trabalhos.

Razões para perder: Justamente por ser mais leve, o filme pode acabar perdendo os votos daqueles que buscam por complexidade e aprofundamento de personagens. Produções voltadas para o público infantil também não costumam ser populares com os votantes.

Esse trabalho rendeu prêmios em: Austin Film Critics Association, Georgia Film Critics Association, Phoenix Film Critics Society Awards, Utah Film Critics Association Awards, Washington DC Area Film Critics Association Awards

Indicações anteriores - Pete Docter: Roteiro Original por Toy Story, Animação por Monsters, Inc., Animação em Curta-Metragem por Mike's New Car, Roteiro Original por Wall-E, Animação por Up (ganhou), Roteiro Original por Up
Próximos trabalhos - Pete Docter: Toy Story 4

Indicações anteriores - Meg LeFauve: Essa é sua primeira indicação
Próximos trabalhos - Meg LeFauve: Captain Marvel

Indicações anteriores - Josh Cooley: Essa é sua primeira indicação
Próximos trabalhos - Josh Cooley: Toy Story 4 (co-direção)

Indicações anteriores - Ronnie Del Carmen: Essa é sua primeira indicação
Próximos trabalhos - Ronnie Del Carmen: Nada confirmado

Leia a resenha de Inside Out no Cinema de Novo!

Comentários