Livros: Stanley Kubrick - The Complete Films

É claro que nem só de livros da editora Taschen vive o mercado editorial sobre cinema. No entanto, vou colocar mais um livro de Paul Duncan...

É claro que nem só de livros da editora Taschen vive o mercado editorial sobre cinema. No entanto, vou colocar mais um livro de Paul Duncan antes de dar uma pausa nos importados.

Na capa, o livro que tenho em mãos se chama Stanley Kubrick: The Complete Films, na folha de rosto ele se torna Stanley Kubrick: Visual Poet 1928-1999, no site da editora é chamado simplesmente de Kubrick. No fundo, o que importa é o conteúdo, mas eu me implico um pouco com essas coisas. E que conteúdo!

Ao contrário dos outros dois filmes da editora que apresentei aqui no blog, esse não é o típico livro de fotos, que você pode usar na decoração da sala para mostrar o quanto é entendido de cinema. Bom, você até pode fazer isso, na verdade, mas não é exatamente o propósito. Afinal, embora tenha uma boa quantidade de fotos, esse livro tem mais texto e, consequentemente, mais conteúdo. Infelizmente, o acabamento também não é tão caprichado, algo que a editora tentou alterar em outras edições.

De qualquer forma, Stanley Kubrick: The Complete Films apresenta um panorama completo da carreira desse diretor. Particularmente, considero o início ótimo. No primeiro capítulo, chamado How Stanley Kubrick became a film diretor, o autor comenta a infância, a carreira de fotógrafo e a entrada no cinema desse diretor tímido, controlador e brilhante.

Na verdade, toda a descrição da trajetória de Kubrick é ótima. A filmografia é tratada em detalhes (convenhamos que isso tornasse mais fácil quando o biografado tem apenas 13 longas-metragens no currículo), sendo que cada novo projeto do diretor é capaz de revelar um pouco mais de sua persona ao mesmo tempo em que ele se torna mais complexo e misterioso.

Os capítulos que se seguem, só para exemplificar, são intitulados How Stanley Kubrick paid his dues to Hollywood; How Stanley Kubrick gained independence through hard work and determination; e What Stanley Kubrick did next. Além disso, o livro conta com uma cronologia e a filmografia completa do diretor.

Com apenas 96 páginas e muitas fotos (é uma obra da Taschen afinal de contas), o livro não é exatamente um tratado completo sobre a vida do diretor, mas é um bom ponto de partida para quem por se interessa seus filmes e quer conhecê-lo melhor. Ideal para quem deseja ir mais a fundo, mas precisa começar em algum ponto. Infelizmente, o livro não está disponível em português, mas pode ser facilmente encontrado em inglês.

RELACIONADOS

1 recados