Divagações: Cowboys & Aliens

Quando o assunto é chamar a atenção do público adolescente e fazer um filme cheio de explosões, correrias e gente bonita, os roteirista...

Quando o assunto é chamar a atenção do público adolescente e fazer um filme cheio de explosões, correrias e gente bonita, os roteiristas especializados em blockbusters são capazes de pensar nos maiores absurdos. No caso de Cowboys & Aliens, oito pessoas acabaram envolvidas na missão de transformar a história em quadrinhos de Scott Mitchell Rosenberg em um filme pipoca lucrativo e, ao mesmo tempo, digno da direção de Jon Favreau. Embora a chance de algo com esse título dar errado pareça alta, não dá para negar que a premissa abre portas para muitas oportunidades cheias de estilo.

Em Cowboys & Aliens acompanhamos Jake Lonergan (Daniel Craig), um cara durão e solitário, típico do meio oeste americano. Ou quase, já que ele está desmemoriado a ponto de não saber se é mocinho ou bandido, além de trazer um bracelete de metal enorme que não consegue tirar de jeito nenhum. Como ele está machucado, rouba uns cavalos (normal) e vai até um vilarejo próximo, onde consegue a ajuda do pastor local, Meacham (Clancy Brown). Não demora muito para que ele arrume confusão com o playboy Percy Dolarhyde (Paul Dano), filho do homem mais poderoso da região. Em pouco tempo, ele é detido e o xerife John Taggart (Keith Carradine) descobre que há uma recompensa razoável para quem o capturar.

No entanto, estranhos objetos voadores sobrevoam a cidade, atirando, causando muita destruição e sequestrando pessoas. Entre as vítimas, está o próprio Percy Dolarhyde, o que faz com que seu pai, Woodrow Dolarhyde (Harrison Ford, marcando presença), reúna um grupo de resgate. Na comitiva, além dele e de Jake Lonergan, estão os capangas de Dolarhyde, o xerife, o pastor, um homem que não sabe atirar (Sam Rockwell), um menino (Noah Ringer) e a misteriosa Ella Swenson (Olivia Wilde), uma mulher um pouco deslocada do vilarejo com quem ninguém interage muito. No caminho, claro, eles passam por alguns apuros, como encontrar o antigo bando de Lonergan e alguns índios furiosos.

O clima, no geral, não difere muito dos filmes de ação que temos por aí. A diferença fica no cenário desértico, nos figurinos (que favorecem mais os personagens masculinos que femininos) e no transporte – ao invés de trens, barcos, carros e helicópteros, apenas naves espaciais e cavalos. Ainda assim, essa nova roupagem foi suficiente para renovar um gênero em que a maior parte dos filmes não tem graça alguma. Por exemplo, divulguei a resenha de The Tourist em abril e, cinco meses depois, mal lembro que vi o filme. O mesmo vale para Unknown, Unstoppable, Salt e diversos outros. Obviamente, a história não traz grandes inovações e não é um primor em criatividade, mas você vai lembrar de Daniel Craig e Harrison Ford vestidos de cowboys e se espezinhando enquanto procuram alienígenas. Isso sem contar a óbvia vantagem de ser uma história fechada, sem aqueles buracos ao final onde tudo fica por conta de uma possível continuação que você não vai ver tão cedo.

Assim, Cowboys & Aliens acaba se revelando uma diversão absolutamente indolor. O filme não é especificamente intrigante, romântico ou inteligente, mas tem trechos engraçados, personagens sensuais (sem mostrar nada, não se preocupe), um cenário bonito e efeitos visuais convincentes. Ou seja, é um entretenimento efetivo e perfeitamente adequado para reunir os amigos ou a família ao redor de um balde de pipoca.

RELACIONADOS

4 recados

  1. Ainda tem cinemas passando o filme! Poucos, mas eles existem.

    ResponderExcluir
  2. gostei desse filme, não deixa de fazer uma bonita homenagem aos faroestes, com tomadas de cavalgadas e o conflito entre indios e cowboys. Adorei a cena em q laçam um dos aliens. Gostei do texto! Abração!

    ResponderExcluir
  3. e gostei do filme mas recomendo que a pessoa que for ver esteja preparada para um fina cheio de tristeza acumulada(pq fica um fazio que falta para um filme ficar bom;exemplo: o nevoeiro) e no final o "Jake" fica sem ninguém e além de tudo fica comum(sem a arma dos aliens)

    ps:gostei do filme do inicio ao fim mas ficou faltando aquele ar de final feliz que a maioria que eu sei, gosta!

    ResponderExcluir