Eu gostaria de dar mais atenção às categorias de documentário, mas, infelizmente, ainda não consegui assistir os concorrentes. Na verdade, muitos deles talvez nunca cheguem oficialmente ao Brasil, o que é bem triste... A boa notícia é que essa situação está mudando e já existe até indicado ao Oscar na Netflix!
Os indicados a Melhor Documentário (em longa-metragem)!
- 20 Feet from Stardom: Morgan Neville
- Al Midan: Jehane Noujaim e Karim Amer
- Cutie and the Boxer: Zachary Heinzerling e Lydia Dean Pilcher
- Dirty Wars: Rick Rowley e Jeremy Scahill
- The Act of Killing (imagem): Joshua Oppenheimer e Signe Byrge Sørensen
De longe, o documentário mais premiado esse ano foi The Act of Killing. Ele chega ao Oscar como favorito, especialmente por ter sido lembrado em duas categorias no Bafta. Mas nenhum concorrente é fraco: Cutie and the Boxer e Dirty Wars ganharam prêmios em Sundance; Al Midan foi premiado pela Directors Guild of America; e 20 Feet from Stardom tem um número respeitável de prêmios e indicações em diversos festivais pelo mundo.
Agora, os indicados a Melhor Documentário em Curta-Metragem
- Cavedigger: Jeffrey Karoff
- Facing Fear: Jason Cohen
- Karama Has No Walls: Sara Ishaq
- Prison Terminal: The Last Days of Private Jack Hall: Edgar Barens
- The Lady In Number 6: Malcolm Clarke e Carl Freed
De todos os indicados nessa categoria, apenas Karama Has No Walls tem uma experiência em premiações, com uma vitória no festival de cinema de Glasgow. Se isso deixa o filme na frente? Provavelmente, não. Pessoalmente, tenho certa preferência temática por The Lady In Number 6...
Comentários
Postar um comentário