Divagações: The Lost Daughter

Ficar sozinho e relaxar é uma arte. Eu, pelo menos, estou entre as pessoas que não pode ter um segundo de paz sem começar a refletir sobre a...

The Lost Daughter
Ficar sozinho e relaxar é uma arte. Eu, pelo menos, estou entre as pessoas que não pode ter um segundo de paz sem começar a refletir sobre aquele potencial erro de sete anos atrás, ou sobre aquele episódio da infância que talvez não seja aquilo que eu interpretei originalmente. Ou seja, estou sempre presa dentro de mim mesma.

A protagonista de The Lost Daughter também é assim. Leda (Olivia Colman) alugou um apartamento adorável em uma ilha grega para passar o verão lendo e escrevendo à beira do mar. A bela paisagem, no entanto, é capaz de ativar algumas lembranças não muito agradáveis, algo que é potencializado pela chegada de uma família numerosa e barulhenta, que parece sempre querer empurrar Leda para fora de seu espaço, literal e figurativamente.

Com o passar dos dias, Leda se aproxima de Nina (Dakota Johnson), uma jovem mãe que vive problemas no casamento e que, apesar de ser muito diferente dela, gera uma identificação. A situação é intensificada quando a filha de Nina se perde na praia e, posteriormente, não consegue encontrar sua boneca. Estes e outros momentos fazem com que Leda reviva acontecimentos de seu passado (aqui, interpretada por Jessie Buckley), em especial a convivência com as filhas pequenas e o relacionamento com Hardy (Peter Sarsgaard).

No entanto, a amizade entre as duas mulheres bate de frente com a futura mãe Callie (Dagmara Dominczyk), que está sempre por perto de Nina, e com a postura autoritária e dominadora dos homens da família. Ao mesmo tempo, Leda intercala flerte e amizade com as duas figuras masculinas ao seu redor: Lyle (Ed Harris), que tem idade para ser seu pai, e Will (Paul Mescal), que está na mesma faixa etária de suas filhas.

Com isso, The Lost Daughter intercala o passado e o presente de Leda, ao mesmo tempo em que cria um paralelo propositalmente falho com Nina. Sob certos aspectos, Jessie Buckley, Olivia Colman e Dakota Johnson interpretam três mulheres bem diferentes, mas elas também podem ser encaradas como a mesma pessoa. Todas cometem erros, são falhas e tomam decisões em uma tentativa de se libertar das pressões sociais que as cercam.

Baseado em um livro de Elena Ferrante e com direção e roteiro de Maggie Gyllenhaal, o longa-metragem é mais sobre o senso de não-pertencimento de suas personagens que sobre elas. Mesmo em sua versão mais madura, Leda não é segura de si. Ela tem medo dos homens da família de Nina, demonstra inseguranças para interagir com Lyle e Will, frequentemente se atrapalha com coisas simples, é emotiva e impulsiva nos momentos “errados” e, mesmo falando claramente, às vezes simplesmente não se consegue fazer entender.

Além disso, este é um filme sobre a maternidade. The Lost Daughter versa sobre a imensa responsabilidade de ser mãe, as culpas que as personagens passam a carregar, as estratégias de fuga a que elas se submetem e a necessidade de continuar sendo mulher, sem se deixar definir integralmente pelo papel de mãe. De alguma forma, tudo isso também se traduz no desespero de uma menina que está sem a sua boneca – e nas atitudes de uma pessoa adulta que efetivamente furtou um brinquedo.

Agoniante por conta de seu tema e pela história que quer contar, o longa-metragem dá espaço para o ser humano mostrar seu lado mais incompreensível, aquele que nem os indivíduos parecem entender, mas que está lá e que, no fundo, todos compreendemos. The Lost Daughter consegue fazer isso porque conta de um texto empático, atrizes habilidosas e, principalmente, porque chegamos em um momento em que essas histórias, com esses ângulos, podem ser contadas e bem recebidas (mas não se engane, ainda há muito caminho a percorrer).

RELACIONADOS

0 recados