Divagações: Two Weeks Notice

A dinâmica das comédias românticas consegue ser absurdamente irreal às vezes. Two Weeks Notice é um exemplo de como podemos engolir casai...

A dinâmica das comédias românticas consegue ser absurdamente irreal às vezes. Two Weeks Notice é um exemplo de como podemos engolir casais que não fazem absolutamente nenhum sentido desde que eles sejam interpretados por pessoas charmosas e envolvam uma deliciosa e exagerada tensão romântica.

Lucy Kelson (Sandra Bullock) é uma ativista que luta contra a derrubada de prédios históricos em Nova York. Ela anda por aí vestida como uma hippie e se envolve em causas que não contam com nenhum apoio popular, mas segue firme naquilo em que acredita. E, apesar de não ter dinheiro nem para pagar a própria fiança, ela também é uma competente advogada formada em Harvard.

Por sua vez, George Wade (Hugh Grant) é um executivo riquíssimo que está envolvido com a derrubada de vários prédios que Lucy está tentando salvar – frequentemente em parceria com Donald Trump (sim, ele está no filme e interpreta a si mesmo). A questão é que George só sabe contratar advogadas bonitonas e incompetentes. Então, quando ele e Lucy se cruzam, eles fazem um acordo: ele vai deixar de derrubar um determinado prédio e ela prestará serviços jurídicos para ele.

A inesperada parceria funciona, mas só até certo ponto. George e Lucy se tornam amigos e ele fica cada vez mais dependente da assistência dela. Porém, ela eventualmente se irrita com os comportamentos dele e decide pedir demissão. Em suas duas últimas semanas no emprego, Lucy terá que encontrar uma substituta que saiba trabalhar bem com o chefe e se preparar para retornar à vida que levava antes.

Como o título já indica, boa parte do filme se concentra nessas duas últimas semanas, quando ambos os protagonistas passam a considerar como será a vida sem o outro por perto. Isso envolve uma série de episódios ridículos com a possível substituta de Lucy, June (Alicia Witt), além de conversas mais íntimas sobre infância, família e relacionamentos. E não podemos esquecer de uma festa à rigor, para garantir que todo mundo esteja bem vestido em um momento particularmente dramático.

Two Weeks Notice, desta forma, força a barra no relacionamento entre essas duas pessoas – e, de alguma forma, consegue deixar tudo parecer fofinho. Ele não é tão sem coração como ela poderia imaginar (embora seja um mulherengo de marca maior) e ela não é uma maluca, mas uma pessoa inteligente e com ideais claros, ainda que poucos meios para conseguir o que deseja (mas isso a gente já sabia desde o começo).

O que faz com que o filme funcione mesmo com tantos clichês está na habilidade do diretor e roteirista Marc Lawrence em lidar com a fórmula. Todo mundo já sabe o que vai acontecer, então, ele opta por se divertir no meio do caminho. Os personagens têm falas realmente engraçadas e os coadjuvantes estão presentes apenas para dar uma ajudinha na comédia. Isso sem contar que a dupla de protagonistas não tinha como dar errado.

De qualquer modo, Two Weeks Notice tem um mérito que vai além do que vemos na tela. O filme se passa em Nova York e foi totalmente filmado na cidade, apenas alguns meses após o ataque de 11 de setembro de 2001. A realização do filme ajudou a revitalizar a economia local a ponto de 11 de setembro de 2002 ser declarado “Two Weeks Notice Day” pelo prefeito. Um feito a ser comemorado!

RELACIONADOS

0 recados