Feliz Natal na televisão e no cinema: confira alguns filmes sobre o tema

Todos os anos são iguais. O fim de dezembro se aproxima e os filmes natalinos começam a pulular na televisão. E, para entrar neste clima de ...

Todos os anos são iguais. O fim de dezembro se aproxima e os filmes natalinos começam a pulular na televisão. E, para entrar neste clima de luzinhas, presentes, família reunida e Papai Noel, listamos abaixo produções clássicas do gênero, assim como algumas que tenham como pano de fundo o esperado Natal!

Esqueceram de Mim 1 e Esqueceram de Mim: Perdido em Nova York (1990/1992)
Sempre às pressas na véspera de Natal, a família McCallister tem o hábito de deixar seu filho Kevin (Macaulay Culkin) para trás, não importa o local. Sendo obrigado a lidar com a situação, o menino de apenas oito anos é obrigado a se virar sozinho, sem as regras de seus pais. Na primeira aventura, enfrentou uma dupla de ladrões atrapalhados em sua própria casa. Dois anos depois foi a vez de encarar a cidade de Nova York. Na metrópole, fez amigos, enfrentou (novamente) a mesma dupla de ladrões e ainda salvou uma loja de brinquedo. As duas sequências escritas por John Hughes tornaram o jovem ator em um astro-pop na década passada.

Papai Noel às Avessas (2003)
Ao vestir roupas vermelhas e barba branca, o ator Billy Bob Thornton se junta ao amigo anão Tony Cox para trabalhar em um shopping como Papai Noel, e claro, assaltar as lojas. Nesta comédia atual de natal, o bom velinho não é como o conhecemos (ou imaginamos), aqui ele é mal-humorado, ladrão, vagabundo, bêbado, mulherengo e xinga as criancinhas, o que dá um tom de humor-negro ao filme. Mas o que esses criminosos não esperavam era encontrar um garotinho de oito anos que mudaria os planos da dupla.

Um Herói de Brinquedo (1996)
“Turbo Man” era o brinquedo sensação que todo garotinho queria de presente naquele fim de ano de 1996. Mas era véspera de natal e o filho de Howard Langston (Arnold Schwarzenegger) não tinha o tal boneco, até então esgotado nas lojas. A partir disso, se vê uma desesperada busca de um homem de negócios à procura do tal herói de brinquedo. Uma irreverente comédia com pitadas de ação que, em uma inesperada reviravolta, transforma Schwarzenegger, de pai ausente, em herói da história, claro!

Os Fantasmas Contra-Atacam (1988)
Frank Cross, o diretor de rede de televisão interpretado pelo irônico Bill Murray, passa por maus bocados em sua noite de Natal. Frio e calculista como só ele, Frank é visitado por três fantasmas (que representam seu passado, presente e futuro) e o infernizam na tentativa de fazê-lo enxergar o quão desprezível realmente é, e convencê-lo a ser uma pessoa melhor. Baseado em Um Conto de Natal, do romancista Charles Dicken, a história já teve versões com Tio Patinhas e Renato Aragão no papel do magnata. Este ano o conto também foi ao cinema (confira abaixo).

Os Fantasmas de Scrooge (2009)
Este longa-metragem da Disney também é uma versão de Um Conto de Natal ( A Christmas Carol), do escritor britânico Charles Dickens, e traz Jim Carrey , através da técnica de captura de movimento, na pele de quatro personagens: Ebenezer Scrooge, um velho rabugento que não gosta de Natal e os espíritos natalinos do passado, presente e futuro. No elenco ainda estão Gary Oldman (Batman – O Cavaleiro Trevas), Robin Wright Penn (A Lenda de Beowulf) e Colin Firth (Mamma Mia!).

O Expresso Polar (2004)
Quando crianças, muitos de nós acreditávamos na existência do Papai Noel, principalmente na época dos presentes natalinos. E, neste filme de animação digital com captura de performance, dirigido por Robert Zemeckis (A Lenda de Beowulf ), ele realmente existe. Para conhecer o bom velinho, um garoto embarca a bordo do expresso polar a caminho do Pólo Norte. Tom Hanks empresta sua voz para nada menos do que cinco personagens no longa.

Férias Frustradas de Natal (1989)
Depois de levar sua família para se divertir no parque de Wally World e destrinchar o hábitos europeus, Clark Griswold (Chevy Chase) resolve trazer a diversão para dentro de sua própria casa. Na expectativa de proporcionar um natal inesquecível, o empolgado patriarca prepara inúmeras surpresas. Entre elas: milhares de luzes instaladas no telhado, paredes decoradas com votos de felicidades e um peru que explode. Óbvio que nada disso poderia dar certo e quem ganha mesmo é o telespectador, com crises de riso.

O Estranho Mundo de Jack (1993)
A partir de um poema de Tim Burton, Henry Selick levou ao cinema o primeiro longa-metragem feito inteiramente em stop motion. A fantasia nos apresenta Jack Skellington, rei da Cidade do Halloween, que um belo dia conhece a Cidade do Natal e resolve sequestrar o Papai Noel para fazer uma festa natalina à sua moda. Porém, a comemoração das crianças de todo o mundo fica comprometida. Até hoje nos Estados Unidos o filme é reexibido em sessões especiais perto de 25 de dezembro.

Uma História de Natal (1983)
Ralphie Parker é um típico garotinho que vive com sua família na década de 1940. Um pouco nerd e um pouco travesso, é fissurado em armas e quer de qualquer jeito ganhar uma espingarda vermelha de brinquedo de Natal. O desafio dele está em convencer sua tradicional e politicamente correta família em adquirir o tão desejado objeto. No decorrer dos anos, o filme se tornou um clássico do gênero.

Um Duende em Nova York (2003)
Em um conto natalino moderno, Will Ferrel dá vida a Buddy, um homem de estatura acima do normal, coração de criança e apaixonado pelo espírito natalino. Ajudante do Papai Noel, Buddy se sente excluído dos amigos duendes devido ao seu jeito desastrado, que mais atrapalha do que ajuda, e segue para Nova York. Na tentativa de viver como um ser humano comum e encontrar seu pai verdadeiro, o pequeno grande ajudante percebe que o mundo real não é como imaginava e tem que conviver com seu pai, um homem mesquinho e que não acredita em Natal.

O Grinch (2000)
Ele é verde, grande , mora no alto de uma montanha e odeia o natal. Se você pensou no Hulk ou no Shrek, se enganou, estamos falando do Grinch. Indicado ao Golden Globe pela bela atuação de Jim Carrey, o filme conta a história de um monstro amargurado que resolve destruir com o natal de um pequeno povoado chamado de “o povo dos quem”, onde os moradores são pessoas de alma caridosa e que adoram essa época do ano. A pequena Cindy Lou Quem, uma das habitantes da cidade, terá a missão de mostrar ao vingativo e rancoroso personagem o verdadeiro significado do natal. Será que ela consegue?

Shrek no Natal (2007)
O ogro mais conhecido do pântano ( e do mundo também ) agora é pai de família e terá que arcar com novas responsabilidades e antigas tradições. Isso porque sua mulher, Fiona, esta entusiasmada com a preparação da primeira ceia de natal dos seus três filhos, e para a surpresa de bicho verde dublado por Mike Myers, ela contará com a ajuda do Burro falante, do Gato de Botas e do biscoito de gengibre para animar (ou atrapalhar) a festa. A animação foi feita especialmente para TV e tem cerca de 30 minutos de duração.

Duro de Matar (1988)
Tudo o que o policial John McLane (vivido por Bruce Willis) queria era passar a véspera de Natal em harmonia com sua família. Mas um bando de terroristas resolve estragar seu esperado encontro seqüestrando o prédio onde sua esposa trabalha. O único a conseguir escapar entre os reféns, sobra para o detetive de Nova York resgatar sua mulher e salvar o arranha-céu de Los Angeles. Armado com apenas um revolver, camiseta regata e descalço, Mclane enfrenta cara a cara criminosos armados até os dentes, e torna o natal de todos um inferno.

Batman – O Retorno (1992)
Esquecido por uns, e tido como o melhor filme do herói por outros, este segundo longa-metragem do personagem dirigido por Tim Burton consegue criar o clima propício para os atormentos do homem-morcego. Em uma Gotham City injusta e extremamente sombria, o milionário Bruce Wayne (Michael Keaton) divide a atenção com os vilões Pingüim (interpretado com maestria por Danny DeVito) e pela indiscutível e sensual Michelle Pfeiffer, no colã de Mulher-Gato. A neve sempre presente e o clima natalino deixam a trama ainda mais com ar de melancolia.

E aí, leitor, qual destes é o seu predileto?

Texto: Ana Elisa Faria, Itaici Brunetti e Giovanna Gomes

RELACIONADOS

0 recados