Divagações: Zombieland

Depois das grandes aventuras épicas e dos bruxinhos, a moda agora são os “monstros clássicos”, ou quase isso. Os vampiros apareceram em Twil...

Depois das grandes aventuras épicas e dos bruxinhos, a moda agora são os “monstros clássicos”, ou quase isso. Os vampiros apareceram em Twilight e similares, para a alegria de meninas românticas. Os deuses mitológicos estão tentando se levantar em aventuras leves. Os extraterrestres – que sempre estão por aí – ganham roupagens diversas, incluindo uma azul, grandona e tridimensional. O lobisomem retorna na pele de Benicio del Toro. Já os mortos vivos invadem a terra dos nerds.

Por incrível que pareça, nada é mais nerd que um zumbi sujo, sangrento e devorador de cérebros. Talvez Freud explique essa obcessão por miolos...

O fato é que essas criaturas, que surgiram para criticar a sociedade consumista, não podem – por razões óbvias – protagonizar um filme (como acontece com os demais), servindo para formar um pano de fundo tenso e criar situações-limite.

Em Zombieland, o protagonista é (olha só!) um nerd que entendia bem o assunto e soube se virar seguindo regras básicas anotadas em um caderninho. Esse mocinho solitário vivido por Jesse Eisenberg encontra um grupo de amigos divertidos: um caipirão valentão (Woody Harrelson), uma moça poderosa e bonita (Emma Stone) e a irmãzinha mais nova dela (Abigail Breslin). Além de outras pessoas ocasionais, como Bill Murray. Ah, por motivos de segurança, ninguém revela seu verdadeiro nome.

O elenco é afinado e sabe aproveitar as situações criadas com o objetivo básico de explodir corpos e ter diversão (com as pequenas coisas) enquanto se luta para sobreviver, reencontrar os pais, ir ao parque de diversões ou, simplesmente, comer um doce.

Os zumbis que aparecem estão dentro do esperado. São sujos, sangrentos, deformados, perdem partes do corpo com facilidade, comem outras pessoas etc.. Mas eles correm e até possuem certa inteligência, podendo descobrir você em vulneráveis momentos no banheiro! No início, você pode até pensar que terá medo deles, mas isso passa à medida que a abertura do filme acontece na frente dos seus olhos (em câmera lenta, claro).

Outra sensação proporcionada pelos minutos iniciais de Zombieland é que os mortos vivos estão tentando quebrar o vidro da sua televisão... Mesmo quando você vê o filme no cinema! É... Os produtores sabiam que o público maior de seu trabalho gosta de madrugadas, sofás, pipoca de micro-ondas e cobertores. Isso, no entanto, não impediu o filme de ter boas recepções de público. Afinal, é cinema niilista-nerd-adolescente da melhor qualidade!

RELACIONADOS

0 recados