Divagações: Before the Devil Knows You’re Dead

Não se deixe enganar pelo título, Before the Devil Knows You’re Dead não é uma comédia e, muito menos, uma produção bobinha. Pelo contrário...

Não se deixe enganar pelo título, Before the Devil Knows You’re Dead não é uma comédia e, muito menos, uma produção bobinha. Pelo contrário, o filme é um suspense com uma temática pesada. Roubos, assassinatos, desvio de dinheiro, traição – todos esses elementos estão presentes nesse que é o último filme de Sidney Lumet. O diretor, especialista em tirar o melhor que podia de seus atores, morreu em abril desse ano, de linfoma, aos 86 anos.

Em Before the Devil Knows You’re Dead, dois irmãos com personalidades bem diferentes se unem por causa de um objetivo em comum: conseguir dinheiro, bastante dinheiro. Hank Hanson (Ethan Hawke) está atolado de dívidas e buscando desesperadamente algum reconhecimento pela filha adolescente. Já Andy Hanson (Philip Seymour Hoffman) está com problemas no casamento, no trabalho e com drogas. O plano dos dois parece simples, pois eles querem assaltar a pequena joalheria dos pais, que possui um bom dinheiro no cofre e uma funcionária de idade. No entanto, as coisas dão errado e eles se veem precisando de ainda mais dinheiro e prestes a enfrentar a fúria do pai (Albert Finney).

Na verdade, não há grandes inovações da história, que é mais centrada em seus personagens e nas consequências do assalto para a vida de cada um. O grande destaque também fica por conta da maneira como as situações são construídas na tela, com idas e vindas no tempo que servem para tornar tudo mais interessante (e não confuso, como gostam de fazer às vezes). Agradeçam ao roteiro de Kelly Masterson (que só fez esse filme) e à edição de Tom Swartwout. Afinal, não é todo dia que temos algo dessa qualidade para assistir.

Ainda assim, grande parte do mérito de Before the Devil Knows You’re Dead está em seu ótimo elenco, que também conta com Marisa Tomei, interpretando Gina, a esposa de Andy. A mistura de desespero, inocência e falta de sensibilidade da personagem incomodam e tranquilizam o espectador, que procura por alguma pessoa equilibrada nessa família – sem muito sucesso.

Philip Seymour Hoffman, como sempre, está ótimo no papel. Ele leva inteligência e sangue frio ao que talvez seja o personagem mais profundo psicologicamente da trama. Fica evidente que ele possui uma história ampla, que nem ao menos é mostrada, mas que o levou para toda essa situação. Ele, inclusive, é quem fala uma das frases mais marcantes do filme: “Nobody gets hurt, everybody wins”. Nem preciso dizer que todos saem machucados e ninguém ganha. Por sua vez, Ethan Hawke consegue inicialmente (e facilmente) a simpatia do público para perdê-la pouco a pouco. À medida que sua atuação – e o próprio desenrolar do filme – desconstrói a personalidade que achávamos conhecer, o desespero e a tensão crescem.

Obviamente, ninguém está legalmente certo nesse filme. O detalhe é a capacidade que cada um tem de piorar sua própria situação, arrastando todos para o fundo do buraco. Podemos até dizer que Before the Devil Knows You’re Dead chega a ser um “suspense de erros”, embora a verdade é que ele apenas conta a história de pessoas realmente desesperadas.

RELACIONADOS

0 recados