Livros: Pulp Fiction - Three Stories About One Story

Em fevereiro, falei aqui do livro que trazia o roteiro de Reservoir Dogs . Além dele, a editora Faber and Faber também publicou o texto d...

Em fevereiro, falei aqui do livro que trazia o roteiro de Reservoir Dogs. Além dele, a editora Faber and Faber também publicou o texto do mais famoso filme de Quentin Tarantino, Pulp Fiction. Por algum motivo que eu desconheço, o título do livro é Pulp Fiction: Three Stories About One Story e ele também faz parte da coleção Faber Classic Screenplay Series (ela deve ficar lindinha na estante).

Com 198 páginas, Pulp Fiction: Three Stories About One Story traz o roteiro integral, conforme escrito por Tarantino, sempre demarcando cenas que foram cortadas e acrescentando as sequencias que foram adicionadas no momento da filmagem. Isso é feito de uma maneira bem simples, sem prejudicar a leitura, através de asteriscos e colchetes – recursos bem melhores, na minha opinião, que as notas ao fim do livro. As fontes estão em bom tamanho e a diagramação é a clássica usada para roteiros, do tipo que faz a leitura passar voando pelas páginas.

Quanto ao conteúdo principal do livro, não há o que reclamar. A maneira como a história é narrada, obviamente, é um destaque a parte. Afinal, Tarantino constrói as situações na base do diálogo de uma maneira formidável. Os personagens, por mais distantes que possam ser da sua realidade, parecem reais porque têm conversas naturais e comuns. Não há um pingo de didática, apenas pessoas se gabando ou se lamentando sobre seus conhecimentos inúteis ou feitos absurdos. Ainda assim, de alguma forma, as coisas acontecem na sua frente quase como se explodissem.

Ao contrário do outro livrinho, no entanto, esse não tem uma entrevista com Quentin Tarantino. Infelizmente, as únicas informações que ele traz além do roteiro em si são o elenco e a equipe técnica completa do filme. Para quem gosta de ler roteiros, as imagens em preto e branco com baixa qualidade definitivamente não servem como material extra. Aliás, baixíssima qualidade (não sei se a culpa é da edição que li, mas em alguns momentos era preciso fazer um esforço). A capa, como vocês podem ver pela imagem, também é sem graça.

Obviamente, para quem não perde um livrinho barato e ama Tarantino, Pulp Fiction: Three Stories About One Story não deixa de valer a pena. Mesmo assim, eu sonho com uma edição caprichada em um papel de boa qualidade e muitas fotos. De preferência, uma coletânea de roteiros, que tal? Bom, não custa sonhar...

RELACIONADOS

0 recados