A iluminação e a escolha adequada das lentes em um filme continuam sendo essenciais para o cinema, afinal, coloristas e responsáveis por efeitos especiais não podem simplesmente arrumar tudo na pós-produção (alguns juram que conseguem!). Assim, essa pode ser considerada a principal categoria técnica da noite.
E os indicados são:
- Birdman: Emmanuel Lubezki
- Ida: Lukasz Zal e Ryszard Lenczewski
- Mr. Turner: Dick Pope
- The Grand Budapest Hotel: Robert D. Yeoman
- Unbroken: Roger Deakins
Eis que surge a surpresa: apenas dois filmes da categoria principal estão aqui. Birdman, obviamente, é o grande favorito e The Grand Budapest Hotel está logo atrás. Há quem diga que Unbroken tem suas chances, mas o pouco visto Mr. Turner também é merecedor. Quanto a Ida, bom, o filme tem sorte de estar aqui, já que poucos votantes devem ter realmente assistido.
A propósito, isso representa uma discordância de favoritismos dentro da Academia, com Birdman em Fotografia e Boyhood em Edição. Por mais que por aqui as coisas pareçam decididas, a cerimônia como um todo deve ser bastante acirrada. Como em anos anteriores, tudo tende para uma disputa com número equilibrado – e humilde – de estatuetas.
Comentários
Postar um comentário