Livros: A. Hepburn

Imagine que você trabalha em uma editora e precisa escolher personalidades para uma coleção chamada Movie Icons. Se isso acontecesse comi...

Imagine que você trabalha em uma editora e precisa escolher personalidades para uma coleção chamada Movie Icons. Se isso acontecesse comigo (sonho!), acho que o primeiro nome a passar pela minha mente seria Audrey Hepburn. Sinceramente, acho que deve ter acontecido algo parecido na Taschen, quando Paul Duncan começou a desenvolver essa série de livros. Afinal, A. Hepburn foi o primeiro a ser publicado.

Feito em conjunto por Paul Duncan e F. X. Feeney, o livro também conta com o apoio (e o acervo) da Kobal Collection. Ou seja, fotos maravilhosas que acompanham toda a carreira da atriz são garantidas. E o livro é basicamente isso: um conjunto de fotos selecionadas, com um acabamento impecável. Se você é uma pessoa chique, A. Hepburn é o livro indicado para figurar na sua mesinha de centro – seus amigos irão adorar.

Mas claro que não se trata apenas de várias fotos aleatórias jogadas pelas páginas. As imagens são organizadas cronologicamente e cada uma possui uma legenda informativa (nada de descrição daquilo que você já está vendo). Além disso, há um breve texto introdutório sobre a personalidade da atriz e, ao final, você encontra a filmografia completa. Ainda assim, esse é um livro feito mais para ser olhado que para ser lido, de modo que você pode ler todo o conteúdo em pouco mais de uma hora.

Com 192 páginas, a edição que eu tenho traz todos os textos em inglês, francês e alemão. Infelizmente, nunca encontrei uma edição com textos em português, mas a versão em espanhol é relativamente fácil de ser encontrada. Digo “relativamente” porque esse livro esgota muito fácil. Então, se você encontrar por aí, compre. Eu perdi a oportunidade uma vez e acabei tendo que apelar para a importação.

Apenas não se decepcione com a falta de informações. Esse não é um livro para você conhecer a vida de alguém em detalhes, mas para recordar a carreira de um ícone do cinema. Se você ainda não conhece muitos filmes da Audrey Hepburn, seria melhor primeiro ver (e ler) algumas coisas para depois investir em um livro como esse. Não que ele seja caro, mas é triste deixar um livro como esse abandonado no canto da estante. De qualquer modo, é um livro muito bonito e recomendado para todos os que, como eu, admiram o trabalho de Audrey Hepburn.

RELACIONADOS

2 recados

  1. Eu queria encontrar uma biografia da Audrey em português ou espanhol, pode me indicar? Me informar o título? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rose!

      Essa edição que comentei tem uma versão em espanhol, mas ele é bem básico em questão de informações.

      Além disso, em espanhol, há esse livro que faz uma reprospectiva fotográfica da Audrey e traz algumas informações adicionais em texto: http://amzn.to/2aj9eSB

      Já em português, há obras como Audrey Hepburn: Uma Biografia, de Warren G. Harris (http://bit.ly/29G35ys), e Audrey Hepburn - A Biografia, de Donald Spoto (esse é bastante difícil de achar, segue link para a versão em espanhol: http://amzn.to/29LGLE8).

      Excluir