Divagações: Shadows and Fog

Entre todos os filmes da extensa carreira de Woody Allen , Shadows and Fog se destaca por alguns motivos nada gloriosos. Para começar, a ...

Entre todos os filmes da extensa carreira de Woody Allen, Shadows and Fog se destaca por alguns motivos nada gloriosos. Para começar, a produção foi um fracasso de público e crítica na época do lançamento (a ponto da rede de locadoras Blockbuster decidir simplesmente não comprar a obra para suas unidades nos Estados Unidos).

A isso se soma o fato de que este foi um dos filmes mais caros do diretor até então, principalmente devido à construção de um cenário grandioso que fica encoberto por uma intensa neblina ao longo de todo o longa-metragem. Por fim, esta foi a penúltima parceria entre Allen e Mia Farrow e a última lançada antes dos escândalos que envolveram o divórcio de ambos.

Mas isso não quer dizer que Shadows and Fog não tenha seus méritos. Um deles está no fato de que se trata de uma espécie de pastiche do expressionismo alemão, com referências a F.W. Murnau, Georg Wilhelm Pabst e, principalmente, Fritz Lang. Convenhamos que não é qualquer diretor que consegue sinal verde para tocar uma obra com essa temática!

Além disso, o elenco está repleto de grandes nomes, algo que caracterizou os filmes do diretor por um grande tempo. Entre os mais conhecidos estão: John Malkovich, Madonna, Lily Tomlin, Jodie Foster, Kathy Bates, John Cusack, John C. Reilly, William H. Macy e Wallace Shawn (em alguns casos, as participações são realmente muito breves, no melhor esquema “piscou, perdeu”).

Em resumo, a história de Shadows and Fog acontece durante uma única noite. Max Kleinman (Woody Allen) é um funcionário de escritório subserviente que está em busca de uma promoção. Ele é acordado no meio da noite por um grupo de homens poderosos para se juntar a um misterioso plano que pretende capturar um serial killer que vem atuando nas noites de neblina cerrada. Porém, ninguém se dá ao trabalho de explicar qual é a função dele neste misterioso plano e Kleinman passa a vagar pela cidade, cruzando com várias pessoas suspeitas (e algumas futuras vítimas) pelo caminho.

Eventualmente, a trajetória dele se cruza com a de Irmy (Mia Farrow), uma artista de circo que acabou de abandonar sua moradia e seu namorado (John Malkovich). No processo de encontrar um lugar para dormir, ela é acolhida por um grupo de prostitutas e aceita uma riquíssima oferta de um estudante (John Cusack) para fazer sexo com ele. As consequências desta decisão, entretanto, envolvem linhas tortas.

De maneira geral, Shadows and Fog é divertido de acompanhar. A história não tem exatamente muito sentido e não fica claro onde o filme pretende chegar – mas, sinceramente, eu acho que isso pode ser visto como um ponto favorável. O texto mostra que Woody Allen ainda estava em forma no começo dos anos 1990, trazendo personagens e piadas com línguas bastante rápidas.

Obviamente, quem tem expectativas de encontrar algo mais próximo aos filmes que estão sendo referenciados deve se decepcionar. Esta é uma produção de Woody Allen do começo ao fim, do protagonista bobão ao momento inesperado de surrealismo, passando pela personagem feminina secundária que é melhor desenvolvida que o próprio personagem principal. A verdade é que o longa-metragem não traz nada de exatamente inovador, explorando o estilo de crônica narrativa que caracteriza muitos dos filmes do cineasta.

Para completar, considerando que o diretor vinha em uma trajetória descendente ao longo dos anos 1980, é natural que a recepção ao filme não tenha sido exatamente calorosa na época. Dito isso, Shadows and Fog atualmente funciona como uma divertida descoberta, praticamente uma curiosidade em meio aos (atuais) 50 filmes do cineasta.

Outras divagações:
Bananas
Everything You Always Wanted to Know About Sex * But Were Afraid to Ask
Sleeper
Love and Death
Annie Hall
Interiors
Manhattan
Stardust Memories
A Midsummer Night's Sex Comedy
Zelig
Broadway Danny Rose
The Purple Rose of Cairo
Hannah and Her Sisters
Radio Days
September
Another Woman
Crimes and Misdemeanors
Alice
Scoop
Whatever Works
Midnight in Paris
To Rome with Love
Magic in the Moonlight
Irrational Man
Café Society

RELACIONADOS

0 recados