Livros: Trajetória do cinema de animação no Brasil

Eu gostava da ideia, mas nunca havia colaborado com um projeto de financiamento coletivo. Contudo, não consegui resistir a Trajetória do c...

Eu gostava da ideia, mas nunca havia colaborado com um projeto de financiamento coletivo. Contudo, não consegui resistir a Trajetória do cinema de animação no Brasil, de Ana Flavia Marcheti. Trata-se de um artbook que celebra os 100 anos da animação no país, data que se comemora esse ano. Ou seja, temos um século de animação, do qual conhecemos muito pouco!

A obra foi criada a partir de uma pesquisa de mais de dois anos feita por Marcheti, que é designer e storyboarder. Por ser um projeto independente, o livro tem alguns problemas de revisão e o texto não é tão refinado quanto poderia. Ao mesmo tempo, ele é bastante caprichado graficamente, traz boas soluções e tem uma boa qualidade de impressão.

O grande foco de Trajetória do cinema de animação no Brasil está nas imagens. Ainda que algumas delas estejam com uma resolução que deixa a desejar, há verdadeiras pérolas dentro do livro, que não poupou espaço para trazer fotogramas, ilustrações dos artistas, estudos de personagens e até mesmo imagens dos criadores aprimorando suas técnicas.

Para explorar todo o período, a autora optou pela seleção de alguns nomes que marcaram cada época da animação brasileira. Ela dá uma breve introdução sobre a trajetória profissional de cada um e logo parte para a apresentação das principais obras. Ainda que não haja um grande aprofundamento técnico (é um artbook, afinal de contas), o livro consegue dar conta do recado.

A leitura foi uma experiência bastante gostosa, simples, didática e enriquecedora. Há muitos vislumbres sobre a necessidade dos artistas de expressar a brasilidade e a si mesmos, criando um jeito próprio, nacional, de fazer cinema. São pouco mais de 200 páginas que deixam um imenso gosto de quero mais.

Entre os profissionais mencionados estão: Raul Pederneiras, Álvaro Marins, Luiz Seel, Luiz Sá, Humberto Mauro, Anélio Latini, Roberto Miller, Pedro Stilpen, Ypê Nakashima, Walbercy Ribas, Chico Liberato, Marcos Magalhães, Kiko Mistrorigo, Paolo Conti, Alê Abreu e Rosana Urbes. Além disso, há uma delicada surpresa ao final, um flipbook (nada mais adequado para um livro sobre animação).

Para quem tiver interesse, o livro está à venda na livraria Comix, em São Paulo. A autora também tem participado de diversos eventos e aproveitado para comercializar a obra. Clique aqui para conhecer o projeto no Catarse e acompanhar as últimas novidades. E que venham mais cem anos de animação brasileira!

RELACIONADOS

0 recados