Livros: A Hora do Cinema Digital

Quando eu conheci a Coleção Aplauso , logo fiquei apaixonada. Com preços acessíveis, os livros trazem biografias, roteiros e outros a...

Quando eu conheci a Coleção Aplauso, logo fiquei apaixonada. Com preços acessíveis, os livros trazem biografias, roteiros e outros assuntos relacionados a cinema, teatro ou televisão. Na época, namorei tantos títulos que era difícil escolher o que levar para casa. Atualmente, são mais de 250 livros! Só que agora tenho uma vantagem: o acervo está disponível para download. Como isso é possível? A coleção é uma iniciativa da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. Ou seja, existem coisas bem legais sendo feitas dentro do país e que precisam ser valorizadas.

Como a coleção é muito extensa, os títulos são divididos em séries como Cinema Brasil, Teatro Brasil e Perfil. Um dos livros que tenho em casa é A Hora do Cinema Digital - Democratização e Globalização do Audiovisual, da série Ciência e Tecnologia. Escrito por Luiz Gonzaga Assis de Luca, o livro é praticamente uma continuação de Cinema Digital - Um Novo Cinema?, também publicado na Coleção Aplauso. Mais atualizado, mas sem deixar de fazer um panorama sobre o assunto, esse título aborda aspectos bastante técnicos, como os próprios projetores utilizados e como os exibidores foram convencidos de que precisavam trocar seus equipamentos.

Aliás, um dos destaques do livro é justamente essa união de diversos aspectos como a tecnologia, a recepção do público e a maneira como os grandes estúdios e as redes de salas de cinema lidam com todas essas mudanças. Isso propicia um conhecimento multidisciplinar e mais amplo sobre o assunto. Entretanto, como o próprio autor não deixa de lembrar, o cinema digital ainda está em evolução e não demora muito para que um livro como esse acabe desatualizado (tanto que foi escrito um novo livro, não apenas ampliado o anterior).

O cinema 3D, obviamente, também está presente com frequência. Quem tem interesse sobre essa tecnologia com certeza deve ler esse livro – mesmo que ele tenha sido concluído em abril de 2009, antes da estreia de Avatar, por exemplo. Bem informado sobre o assunto, Luiz Gonzaga Assis de Luca mostra os bastidores da questão sob um ponto de vista técnico e estratégico.

Embora em alguns momentos possa parecer difícil e distante do mero espectador de cinema, A Hora do Cinema Digital - Democratização e Globalização do Audiovisual merece a atenção daqueles que querem conhecer mais a fundo a indústria cinematográfica atual. Para ler a obra completa (legalmente), basta clicar aqui.

RELACIONADOS

0 recados