Divagações: Barry Lyndon

Em um absurdo contraste com seu filme anterior – e há quem diga que sua carreira é pautada em sempre negar o que veio antes, quase como ...

Em um absurdo contraste com seu filme anterior – e há quem diga que sua carreira é pautada em sempre negar o que veio antes, quase como diferentes estilos literários – o diretor Stanley Kubrick lançou Barry Lyndon. Foram quatro anos de espera para uma produção de 184 minutos que é considerada uma de suas melhores, ainda que seja também uma das menos vistas, com a possível exceção dos filmes do início da carreira.

Aqui estão todas as características que marcam o diretor. Adaptação de lentes e câmeras para a filmagem, utilização quase total de luz natural – com destaque para as cenas internas iluminadas apenas por velas –, realização de inúmeras tomadas com os atores para garantir naturalidade (normalmente em torno de 50 repetições, mas podendo chegar a 100), roteiro assinado pelo próprio diretor e escrito com base em um livro, presença de narrador, entre outras.

Barry Lyndon (Ryan O'Neal) é um jovem inconsequente que não segue as regras da época em que vive. Em pleno século XVIII, ele se coloca entre casamentos arranjados, deserta do exército inglês, alia-se a um trapaceiro (Patrick Magee), casa-se por interesse com uma mulher recém-enviuvada (Marisa Berenson) e cria inimizades com seu jovem enteado (Leon Vitali).

Vale observar que o livro de William Makepeace Thackeray, datado de 1844, é considerado o primeiro em língua inglesa a apresentar a figura do anti-herói. A trajetória do protagonista merece destaque por sua calculada falta de esforço. Ele aproveita brechas e pequenas oportunidades, engana, mente e apenas segue enquanto a situação permanece confortável a seus interesses.

Kubrick, então, aproveita-se dessa narrativa quase que passiva para experimentar estética e narrativamente. Com o equipamento delicado para filmar sob a luz de velas, os atores tinham pouca liberdade de movimento e cada novo enquadramento parece uma pintura. A história é tratada como algo previamente estabelecido, de modo que o espectador recebe as informações do narrador para, em seguida, aguardar a ação chegar àquele ponto. Ou seja, ele desenvolve um novo ritmo e subverte as expectativas do público. Não é mais importante saber o que vai acontecer, mas de que maneira.

O elenco se sujeita (quase) de bom grado. Ryan O'Neal foi escolhido quase como uma imposição do estúdio (Love Story havia sido lançado cinco anos antes e ele era tido como uma estrela em ascensão), mas é perfeito justamente pela falta de energia que dá ao papel. Por sua vez, Marisa Berenson não parece se contentar com ser apenas bonita, demonstrando sentimentos sutis a cada aparição e trazendo uma alma reprimida à produção. Patrick Magee é o único que parece vibrar, mas sua participação é curta.

O resultado é uma produção emocionalmente distante, mas isso faz parte de sua beleza. As escolhas feitas pelo diretor foram arriscadas e isso faz com que essa seja uma produção muito autoral, com um toque de uma personalidade indecifrável. Tecnicamente impecável, Barry Lyndon é essencial para todos aqueles que querem conhecer melhor o trabalho de Stanley Kubrick.

Outras divagações:

RELACIONADOS

0 recados