Divagações: Fantastic Beasts: The Secrets of Dumbledore

Na posição de alguém que viveu a “febre” de Harry Potter em seu auge e que se apaixonou pelos livros da autora-que-não-deve-ser-nomeada , é...

Fantastic Beasts: The Secrets of Dumbledore
Na posição de alguém que viveu a “febre” de Harry Potter em seu auge e que se apaixonou pelos livros da autora-que-não-deve-ser-nomeada, é difícil não se empolgar com a estreia de Fantastic Beasts: The Secrets of Dumbledore. Claro que o ânimo diminuiu com o atual cenário (pandemia, mudanças no elenco, personagens que aparentemente sumiram e tudo o mais) e que o filme anterior tem uma série de problemas, mas algo reacendeu dentro de mim com a perspectiva de ir ao cinema rever Hogwarts (sim, sou brega).

De qualquer modo, Fantastic Beasts: The Secrets of Dumbledore continua a acompanhar o mundo bruxo mais ou menos do ponto onde a produção passada parou, embora fique claro que já se passou algum tempo – aliás, eu recomendo uma “revisão”, mas sem desespero, pois deram um jeito de dar um resumo dos principais pontos. O ponto é que Newt Scamander (Eddie Redmayne) segue em suas aventuras atrás de criaturas mágicas e, de alguma forma, Albus Dumbledore (Jude Law) está envolvido no percurso escolhido.

Desta vez, o enfrentamento a Gellert Grindelwald (Mads Mikkelsen) faz parte integral da trama e, para isso, um time é escolhido a dedo. Além dos dois já citados, o grupo inclui o auror Theseus Scamander (Callum Turner), o trouxa Jacob Kowalski (Dan Fogler), a assistente Bunty (Victoria Yeates), a professora Eulalie Hicks (Jessica Williams) e o herdeiro Yusuf Kama (William Nadylam). Do outro lado, a lealdade de Queenie Goldstein (Alison Sudol) e Credence Barebone/Aurelius Dumbledore (Ezra Miller) está prestes a ser testada.

Como Albus Dumbledore está envolvido, tudo gira ao redor de um plano rocambolesco (que, na minha humilde opinião, é até simples demais) e um grande momento decisivo: mais especificamente, a escolha do líder da Confederação Internacional dos Bruxos. Neste caso, Vicência Santos (Maria Fernanda Cândido) e Liu Tao (Dave Wong) estão na disputa (embora ambos tenham pouco a fazer).

Com isso, Fantastic Beasts: The Secrets of Dumbledore consegue seguir por mais de duas horas sem realmente avançar muito na trama construída anteriormente ou responder questões que ficaram no ar. Claro que ao menos um importante esclarecimento surge (e o nível de sucesso é questionável), mas eu confesso certa frustração que algumas das “grandes revelações” prévias foram simplesmente deixadas de lado em prol de uma narrativa mais linear (o que é irônico por ocorrer justamente em uma história que prega a importância do caos).

Há também outros pontos que me incomodam em questão de desenvolvimento de personagem, mas vou evitar entrar em spoilers. O que posso adiantar é que a produção perdeu boas oportunidades com Theseus e até mesmo com Albus Dumbledore, especialmente nas sequências com seu irmão, Aberforth (Richard Coyle). Além disso, a semiausência de Tina (Katherine Waterston) enfraqueceu um dos principais temas da produção – a relação entre irmãos.

De qualquer modo, gostei bastante do fato do filme ter parado de disfarçar e tratado mais abertamente o romance adolescente entre Albus e Grindelwald. Neste ponto (e não apenas nele), a troca no elenco favoreceu o resultado, com Mads Mikkelsen sendo um contraponto com mais sutileza e profundidade que o ator-que-não-deve-ser-nomeado. Infelizmente, o roteiro não ajuda muito e ele tem poucas oportunidades para demonstrar dramaticidade e expressar para que veio.

Fantastic Beasts: The Secrets of Dumbledore é apenas mais um filme para sugar a boa vontade dos fãs? Em grande parte, sim. Ele entrega o suficiente para que a sessão não seja uma grande perda de tempo? Talvez; eu diria que é uma média perda de tempo. Eu vou reclamar bastante do longa-metragem com meus amigos? Sem dúvida. Mas também vou voltar a me empolgar quando a próxima continuação estrear? Sim, pois sou trouxa.

Outras divagações:
Harry Potter and the Philosopher’s Stone
Harry Potter and the Chamber of Secrets

Harry Potter and the Prisoner of Azkaban
Harry Potter and the Goblet of Fire
Harry Potter and the Order of the Phoenix
Harry Potter and the Half-Blood Prince
Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 1
Harry Potter and the Deathly Hallows: Part 2
Fantastic Beasts and Where to Find Them
Fantastic Beasts: The Crimes of Grindelwald

RELACIONADOS

0 recados