Divagações: The Terminal

Esse é mais um filme para a lista das comédias que não são necessariamente engraçadas. É um assunto sério tratado de forma leve (pense no ca...

Esse é mais um filme para a lista das comédias que não são necessariamente engraçadas. É um assunto sério tratado de forma leve (pense no caso real que baseou o filme).

Explicando melhor. The Terminal conta a história de Viktor Navorski (Tom Hanks), que veio de um país fictício para os Estados Unidos. Chegando no aeroporto de Nova York, ele descobre que seu país entrou em guerra e que, por questões diplomáticas, não pode entrar nos Estados Unidos – nem voltar para casa. Por isso, ele fica morando no aeroporto (uma zona neutra) por tempo indeterminado.

O cotidiano de Viktor no aeroporto é a parte cômica. Sem falar inglês e com um comportamento bastante ingênuo, o maravilhoso local de compras se torna uma casa nada convidativa. Para se alimentar, ele trabalha como carregador de carrinhos, pedreiro e até como cupido! Além disso, ele se apaixona por uma bela aeromoça (Catherine Zeta-Jones) e faz de tudo para agradá-la. Isso sem contar as encrencas com os funcionários do local.

O espaço limitado é grande o suficiente para que Steven Spielberg explore o dia a dia de Viktor sem cansar demais o espectador. Com esse filme, o diretor procurou exercitar ainda mais sua veia “para toda a família”, embora o resultado do filme anterior (Catch Me If You Can) tenha sido mais divertido. E, claro, essa é mais uma parceria dele com Tom Hanks (a terceira é Saving Private Ryan).

Enfim, The Terminal não é um filme inovador nem particularmente divertido. Serve bem para uma tarde de sábado chuvosa ou para passar um tempinho relaxando. Os personagens são caricatos e previsíveis e as situações – embora tenham seus momentos criativos – também deixam a desejar, em especial quando se trata da personagem de Catherine.

Para quem procura um Spielberg divertido, recomendo Catch Me If You Can. Mas se o seu negócio é ver Tom Hanks todo o tempo e em boa forma, que tal Big? Provavelmente você já viu, mas convenhamos que faz tempo que ele não aparece em nada realmente legal.

A propósito, a história real que baseou The Terminal aconteceu na França com o refugiado iraniano Mehran Karimi Nasseri. Ele desembarcou na Paris de De Gaulle em 1988 e teve seus documentos roubados. O filme é de 2004, mas Nasseri só saiu do aeroporto em 2006. Será que Spielberg ajudou?

RELACIONADOS

0 recados