Perfil dos indicados 2011: David Fincher (The Social Network)

Básico Nascido em Denver em 28 de agosto de 1962. Segunda indicação ao Oscar. A primeira foi por The Curious Case of Benjamin Button . Fi...

Básico



Prós

  • Ele é facilmente um dos melhores diretores da atualidade e os Estados Unidos (e a Academia) são seu público-alvo nesse filme. Além disso, é um filme onde os atores não ganham toda a atenção: as atuações são boas, mas há um trabalho de direção visível.
  • O filme faz com que um assunto aparentemente impenetrável se torne claro e completamente fascinante – até para os que não entendem de tecnologia. Ao mesmo tempo, ele não simplifica nem oferece heróis ou vilões fáceis.
  • Fincher já foi nomeado anteriormente por The Curious Case Of Benjamin Button e a Academia pode estar ansiosa em evitar um novo “caso Scorsese”, onde um excelente diretor é ignorado por décadas.


Contras

  • Ele talvez ainda seja um pouco radical para os membros da Academia com a trilha de Trent Reznor e o assunto que envolve basicamente computadores e essas coisas que “os jovens” usam todo o tempo. Em outras palavras, os personagens não são bem definidos, o final é um pouco ambíguo, o assunto é muito contemporâneo e o tom é um pouco obscuro para o Oscar – talvez.
  • Existe um argumento (que é errado, mas existe) de que esse seja o filme de Fincher com a direção menos marcada – enquanto o roteirista Aaron Sorkin deixou pegadas mais visíveis.
  • Talvez a Academia ainda não tenha perdoado o que ele fez com Gwyneth Paltrow em Se7en.

RELACIONADOS

0 recados