Livros: Fazendo Filmes

Como se faz um filme? Essa pergunta aparentemente simples, na verdade, aborda tantos elementos diferentes que se torna incrivelmente difí...


Como se faz um filme? Essa pergunta aparentemente simples, na verdade, aborda tantos elementos diferentes que se torna incrivelmente difícil de responder. Suponho que só fazendo um filme para se saber com certeza.

Ainda bem que Sidney Lumet escreveu Fazendo Filmes. Publicado pela Editora Rocco em 1998, esse livrinho simples de 208 páginas some nas exuberantes estantes sobre cinema das livrarias. Ainda assim, vale a pena procurar. Sem fotografias ou impressão em papéis especiais, o livro tem um acabamento discreto e acaba sendo até mais barato que seus concorrentes menos informativos. A versão em inglês, chamada Making Movies, também está disponível.

Fortemente baseado nas experiências pessoas de Lumet como diretor (com 72 trabalhos no currículo, ela não pode ser ignorada), o livro é dividido em capítulos bastante didáticos, que explicam cada parte do processo de fazer um filme, como escolher um roteiro, preparar o elenco, lidar com a iluminação, fazer a montagem, ajustar o som, negociar o lançamento comercial com o estúdio, entre outros aspectos. 

A linguagem de Fazendo Filmes, no geral, é simples e bastante acessível – fica claro que o objetivo é conversar com quem gosta de cinema, mas não faz parte do ramo e não conhece nada do processo. Há, inclusive, desenhos explicando como funcionam as lentes da câmera e reproduções de papeladas usadas nas filmagens. Obviamente, não se trata de um manual para ser seguido ao pé da letra, mas é um relato bastante interessante e que vem de alguém que realmente fez filmes ao longo de mais de 50 anos de carreira.

Além disso, o livro traz um delicado equilíbrio que foi essencial para o sucesso de Lumet. Com muito conhecimento técnico, ele sempre procurou por excelentes profissionais em todas as áreas, seja na música, na montagem, na iluminação ou na atuação. O carinho e o respeito dedicados a cada uma dessas pessoas fizeram com que ele adquirisse grandes parcerias ao longo da vida e conseguisse bons resultados em aspectos técnicos e artísticos. Além disso, a indignação com certos aspectos da indústria o mantiveram com a mente aberta para aceitar o dinheiro e enfrentar os executivos ao mesmo tempo.

Com bom humor, paciência e carinho, Fazendo Filmes é um livro único e rico em experiências. Ele tem um sabor ainda mais delicioso para aqueles que admiram os atores com quem Sidney Lumet trabalhou. Al Pacino, Sean Connery e Katharine Hepburn, por exemplo, são figurinhas constantes. Quem adora o apagar das luzes, o som do projetor e toda a atmosfera da sala de cinema com certeza vai amar.

RELACIONADOS

0 recados