Livros: O Palhaço

Uma das produções nacionais mais aclamadas de 2011, O Palhaço não conseguiu uma indicação ao Oscar, mas ganhou um bom número de prêmios...


Uma das produções nacionais mais aclamadas de 2011, O Palhaço não conseguiu uma indicação ao Oscar, mas ganhou um bom número de prêmios. Dirigido por Selton Mello e escrito por ele em parceria com Marcelo Vindicato, o filme é um drama com local preestabelecido, mas não tempo – e esse é um dos assuntos abordados na excelente entrevista com o diretor que está publicada nesse livro, com um título que repete o nome da obra da qual trata.

Lançado pela Editora Master Books, O Palhaço tem apenas 96 páginas, bem protegidas por uma capa dura de qualidade. O papel também é ótimo e a diagramação é bem limpa, permitindo que a leitura flua tão bem quanto o filme. 

Como mencionei anteriormente, o livro começa com uma ótima entrevista feita com Selton Mello. As respostas são longas, mas não cansativas, de modo que esse é um material raro e precioso. A isso se seguem dois textos sobre a vida circense, escritos por Ermínia Silva e Alice Viveiros de Castro. Embora sejam interessantes e mencionem o filme, esses artigos parecem soltos em meio ao restante do material.

Obviamente, há também muitas imagens e informações básicas sobre a produção. Dessa forma, quem é realmente fã do material original não deve ficar desapontado. Só é uma pena que haja pouco conteúdo, fazendo com que um empolgadinho tenha que pensar duas vezes antes de gastar seu dinheiro em algo que pode ser lido rapidamente.

Ao final, por exemplo, várias páginas contem trechos de resenhas que basicamente dizem a mesma coisa. É um conjunto de elogios selecionados e assinados por críticos reconhecidos de todo o país – um material interessante para quem colocou dinheiro ou tem interesse na recepção do filme, mas não para quem já assistiu e formou sua própria opinião.

Para quem não viu o filme, o livro O Palhaço faz pouco sentido, uma vez que é voltado para os admiradores. Na verdade, o livro se parece mais com um presente a ser dado para quem esteve envolvido na produção do que com algo para o espectador que apreciou a obra. Suponho que um sucesso em vendas não fosse exatamente o esperado, mas uma caprichada no conteúdo poderia ajudar bastante. Minha sugestão: coloquem o roteiro!

RELACIONADOS

0 recados